saudeLOGO Created with Sketch.

Se uma pessoa decide emagrecer, o parceiro perde peso por tabela

Segundo estudo, a quantidade de peso eliminada não é desprezível, não

Se só uma das metades de um casal decidir seguir um programa de emagrecimento, a outra acabará perdendo peso naturalmente. Esse é o achado de pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, depois de acompanhar 130 casais por seis meses.

Em comunicado do site da universidade, Amy Gorin, principal autora do estudo, disse que se um indivíduo revê seus hábitos, quem está ao redor tende a mudar também. No trabalho, aproximadamente um terço dos voluntários perdeu 3% ou mais do seu peso inicial só de ver o companheiro se engajar em um plano de emagrecimento.

O dado apareceu depois que as duplas foram divididas em dois grupos. No primeiro, apenas um membro do casal entrou em um programa estruturado de emagrecimento, o Vigilantes do Peso. Na segunda turma, somente um representante do casal recebeu informações sobre um estilo de vida saudável, com dicas sobre alimentação e exercícios.

Após seis meses, os cientistas notaram um emagrecimento entre os parceiros de todas essas pessoas que tentavam secar alguns quilos – independentemente se estavam no plano estruturado ou não. E olha que curioso: a forma com que o emagrecimento ocorreu foi parecida. Ou seja, se um indivíduo sofria muito para enxugar, o parceiro passava pela mesma dificuldade.