Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) revela que, entre quase 2 mil entrevistados, mais de 30% escolhem pratos veganos em restaurantes quando a informação é destacada no menu.
Segundo a nutricionista Alessandra Luglio, da SVB, por muito tempo os vegetais foram vistos somente como guarnição — o posto de estrela ficava para a proteína animal. “Quando os papéis se invertem, e o chef usa técnicas gastronômicas para entregar um prato vegano com sabor, beleza e textura, as pessoas se sentem seduzidas”, analisa.
Ela nota, ainda, que há cada vez mais gente buscando reduzir a proteína animal na rotina, sem necessariamente virar vegetariana ou vegana.
Procura ativa
Um mapa produzido pela SVB reúne estabelecimentos que já oferecem pratos à base de vegetais. Batizado de “Onde Tem Opção Vegana”, o recurso reúne mais de 3,2 mil restaurantes e lanchonetes no Brasil.
Caso algum local que o usuário conheça não faça parte da relação, é possível solicitar a inclusão. Para explorar o mapa, clique aqui.
+ LEIA TAMBÉM: A dieta que vai salvar você e o planeta
Segunda sem Carne
Uma parcela de quem fica alguns dias sem proteína animal é adepta desse movimento, que chegou ao Brasil em 2013. “Aqui, a introdução foi feita por meio de políticas públicas, em escolas, creches e programas de assistência social, por exemplo”, relata Alessandra.
Várias empresas também instituíram a Segunda sem Carne nos refeitórios. Não à toa, a campanha brasileira é a maior do mundo.