Para fugir do tablete: caldos 100% naturais chegam ao mercado em caixinhas
Opções prontas buscam atender demanda dos consumidores por alimentos práticos e saudáveis

Alguns preparos caseiros estão na base da culinária, como os caldos.
Mas, por exigirem diversos ingredientes e uma série de etapas na cozinha, não raro acabam sendo substituídos pelas versões ultraprocessadas.
E um exemplo clássico são justamente os caldos prontos em tablete (de legumes, frango, carne…), que, de fato, são superpráticos, mas pecam pelo excesso de sódio e aditivos químicos na sua composição.
Nos últimos tempos, porém, surgiu no mercado uma alternativa mais equilibrada: caldos líquidos em caixinha totalmente naturais. É comprar e usar. “Eles vêm de panelões cheios de cebola, folha de louro, tomilho, alho, cenoura, carne, que ficam de quatro a oito horas no fogo, a depender do sabor”, conta o nutricionista Daniel Cady, fundador da Vero Brodo, uma das precursoras no segmento.

“Mesmo sem conservantes, eles duram cerca de um ano na prateleira graças à tecnologia da embalagem”, completa.
Além dos tradicionais sabores contendo diferentes legumes e carnes, Cady pretende lançar receitas com um toque regional, com dendê e tucupi, por exemplo. “A gente quer trazer a cara do Brasil, sempre com sabores 100% naturais, pois a nutrição, a transparência, e a boa procedência dos ingredientes é nossa prioridade”, crava o nutricionista.
+Leia Também: 7 receitas de sopa para aquecer o corpo e proteger a saúde no frio
Caldo de ossos: vale a onda?
Em redes sociais como TikTok e Instagram, viralizou a preparação de caldo de ossos (bone broth) como um grande aliado da saúde.
Ele é feito geralmente com os pedaços mais carnudos das articulações dos bois e leva de 22 a 24 horas para ficar pronto.
De forma geral, oferece bastante proteína e colágeno, além de minerais como cálcio, magnésio e potássio. Não faz milagre, mas é uma opção nutritiva e de fácil digestão para quem gostar do sabor ou precisar de proteína líquida salgada.