Noz-moscada: benefícios e como usar
A especiaria veio do outro lado do mundo para conservar alimentos e agregar sabor aos pratos. Conheça seus poderes
Origem: a noz moscada veio da Indonésia e da Índia para o Ocidente nos navios dos mercadores muçulmanos. Na época das Grandes Navegações, ela era essencial para conservar os alimentos.
Forma de uso: o tempero que conhecemos é a semente ressecada de uma noz de cerca de 1,5 centímetro. Para não perder o aroma, a especiaria deve ser triturada ou ralada apenas na hora de colocar no prato.
Com o que combina: seu sabor levemente adstringente acentua o gosto de carnes de sabor suave, como aves, e é apreciado em purês de legumes e receitas que levam queijos e leite. Também pode ser empregada em doces e compotas de frutas.
Com o que não combina: por acentuar o sabor dos ingredientes, a noz moscada não cai bem com carnes fortes.
Benefícios nutricionais: na Índia, o tempero é conhecido por combater a ansiedade. Pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, afirmam que consumir um terço de colher de sopa de noz moscada diariamente ajudaria a aliviar sintomas da depressão — mas não dá pra cravar isso.
Fontes entrevistadas: Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta de São Paulo, e Rosângela Carvalho, nutricionista e fitoterapeuta do Rio de Janeiro