Descontaço! Revista em Casa por R$ 9,90

Melancia amarela tem menos sementes e é rica em betacaroteno

Essa versão alternativa da melancia também conquista preferência pelo sabor mais adocicado

Por Maurício Brum
31 mar 2025, 14h23
melancia-amarela
Ela é menor, mais doce e com menos sementes do que a vermelha - e benefícios próprios (fabrikasimf/Freepik)
Continua após publicidade

A melancia amarela pode causar estranheza a um primeiro olhar, mas saiba que ela é tão recomendada para a alimentação quanto a vermelha, e há até quem a prefira, devido ao seu sabor mais docinho e a uma menor quantidade de sementes.

Além das diferenças de cor, do tamanho menor e do sabor mais marcante, a melancia amarela oferece uma série de benefícios à saúde. Conheça as principais vantagens de incluí-la na dieta.

Quais os benefícios da melancia amarela?

Na comparação com a melancia vermelha, o grande diferencial da amarela é a alta presença de betacaroteno, um nutriente associado à vitamina A e famoso por ajudar na saúde dos olhos. A vermelha, por sua vez, deve sua coloração ao antioxidante licopeno, também benéfico à saúde.

A melancia amarela é fonte de fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino e a prevenção de quadros de prisão de ventre. Dependendo da variedade, elas aparecem inclusive em maior quantidade do que na vermelha. As fibras também contribuem para a sensação de saciedade, uma mãozinha para quem precisa perder peso.

Além dos benefícios em termos de nutrientes, a melancia amarela também é uma boa alternativa para inserir um alimento naturalmente doce na rotina, substituindo opções menos saudáveis com açúcar adicionado.

Continua após a publicidade

Ela também é muito rica em água (mais de 90% da polpa é água), o que a torna uma aliada da hidratação, especialmente em épocas mais quentes.

O que é melhor para a saúde: melancia amarela ou vermelha?

Não tem resposta definitiva: cada uma a seu modo, as duas são boas para a saúde.

Enquanto a amarela ganha na presença de betacaroteno e em uma maior presença de fibras, a vermelha conta com o licopeno, um poderoso antioxidante que ajuda no funcionamento do sistema imune, na prevenção do envelhecimento precoce e na redução de riscos de doenças crônicas e cânceres.

Continua após a publicidade

Ambas são boas fontes de citrulina, um aminoácido que também é produzido em nosso corpo e está associado à desintoxicação do organismo.

O melhor para a saúde, mesmo, é encontrar maneiras de incluir ambas em uma dieta equilibrada, obtendo o máximo de benefícios que cada versão tem a oferecer.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.