Limão-siciliano tem mais que o dobro da vitamina C do taiti
Mas a versão mais barata e popular no país também faz bonito quando o assunto é valor nutricional
Quem gosta de inserir esses cítricos na cozinha sabe bem que as diferenças entre o limão-siciliano e o limão-taiti não se resumem à casca amarela contra a verde, ou ao tamanho mais avantajado: ele também tem um sabor mais pronunciado e sementes.
Eles sequer são da mesma espécie, ainda que sejam parentes bem próximos: o taiti é o Citrus x latifolia, enquanto o siciliano é o Citrus x limon. Mas, em termos nutricionais, será que muda tanto assim?
Qual a diferença entre o limão-siciliano e o taiti?
As duas variedades de limão são boas fontes de antioxidantes e vitamina C, parceiros do sistema imunológico, além de contribuir na prevenção de doenças crônicas, daquelas associadas ao envelhecimento e até mesmo na redução dos riscos de desenvolver alguns tipos de câncer (a palavra-chave é redução de riscos – nenhuma fruta trata ou evita a doença).
Ou seja, se a sua ideia é incluir um cítrico benéfico à saúde, os dois são bem-vindos! Mas o limão-siciliano tem, sim, uma quantidade maior de nutrientes do que na mesma quantidade de limão-taiti, tornando-o mais eficiente em fornecer alguns desses benefícios.
Em um mesmo volume de 100 gramas de limão-siciliano e taiti, há praticamente a mesma quantidade de calorias (cerca de 10 para cada lado), mas a presença de vitamina C é bem maior no amarelado. Mais que o dobro, com a contagem se aproximando dos 40 mg no limão siciliano, e ficando em cerca de 18 mg no taiti.
O limão siciliano também ganha (mas por margens menores) na contagem de minerais como potássio, cálcio e magnésio.
+Leia também: Compare limões taiti e siciliano
Como inserir o limão siciliano na rotina?
Dá para usar o limão-siciliano para as mesmas coisas que você empregaria o taiti, mas, como o sabor dele é mais ácido, em geral a preferência é por não utilizá-lo “puro”. A dica de muitos chefs é investir na harmonização, usando suas rodelas ou seu sumo para temperar e combinar com carnes, como peixe e frango.
Se a ideia é temperar uma salada ou fazer um suco, por exemplo, pode ser mais negócio usar o taiti, para evitar que o sabor fique muito azedo. Mas, é claro, tudo depende do seu paladar.
Chá da folha de mamão: entenda se há benefícios na bebida
“Mounjaro do Paraguai”: entenda os riscos de canetas emagrecedoras sem regulamentação
As bebidas que fazem você viver mais, segundo estudo
Maioria dos usuários das canetas antiobesidade reganha peso após parar tratamento
Chá da folha de pitanga: para que serve e como fazer







