Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Limão-siciliano tem mais que o dobro da vitamina C do taiti

Mas a versão mais barata e popular no país também faz bonito quando o assunto é valor nutricional

Por Maurício Brum
12 abr 2025, 06h00
limao-siciliano-beneficios
Não há tantas diferenças assim, mas ele pode ser mais eficiente para fornecer nutrientes do que o primo verde (Andrew Comings/CC BY 2.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Quem gosta de inserir esses cítricos na cozinha sabe bem que as diferenças entre o limão-siciliano e o limão-taiti não se resumem à casca amarela contra a verde, ou ao tamanho mais avantajado: ele também tem um sabor mais pronunciado e sementes.

Eles sequer são da mesma espécie, ainda que sejam parentes bem próximos: o taiti é o Citrus x latifolia, enquanto o siciliano é o Citrus x limon. Mas, em termos nutricionais, será que muda tanto assim?

Qual a diferença entre o limão-siciliano e o taiti?

As duas variedades de limão são boas fontes de antioxidantes e vitamina C, parceiros do sistema imunológico, além de contribuir na prevenção de doenças crônicas, daquelas associadas ao envelhecimento e até mesmo na redução dos riscos de desenvolver alguns tipos de câncer (a palavra-chave é redução de riscos – nenhuma fruta trata ou evita a doença).

Ou seja, se a sua ideia é incluir um cítrico benéfico à saúde, os dois são bem-vindos! Mas o limão-siciliano tem, sim, uma quantidade maior de nutrientes do que na mesma quantidade de limão-taiti, tornando-o mais eficiente em fornecer alguns desses benefícios.

Em um mesmo volume de 100 gramas de limão-siciliano e taiti, há praticamente a mesma quantidade de calorias (cerca de 10 para cada lado), mas a presença de vitamina C é bem maior no amarelado. Mais que o dobro, com a contagem se aproximando dos 40 mg no limão siciliano, e ficando em cerca de 18 mg no taiti.

Continua após a publicidade

O limão siciliano também ganha (mas por margens menores) na contagem de minerais como potássio, cálcio e magnésio.

+Leia também: Compare limões taiti e siciliano

Como inserir o limão siciliano na rotina?

Dá para usar o limão-siciliano para as mesmas coisas que você empregaria o taiti, mas, como o sabor dele é mais ácido, em geral a preferência é por não utilizá-lo “puro”. A dica de muitos chefs é investir na harmonização, usando suas rodelas ou seu sumo para temperar e combinar com carnes, como peixe e frango.

Se a ideia é temperar uma salada ou fazer um suco, por exemplo, pode ser mais negócio usar o taiti, para evitar que o sabor fique muito azedo. Mas, é claro, tudo depende do seu paladar.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.