Groselha: fruta que dá origem ao xarope é rica em antioxidantes
A versão in natura não é muito popular, mas pode trazer benefícios à saúde. Já a bebida, nem tanto...

A groselha é mais famosa pelos produtos artificiais inspirados nela, o que acabou rendendo-lhe uma má-fama de pouco saudável, associada aos refrescos e xaropes açucarados.
É hora de mudar essa história: quando falamos da fruta propriamente dita, a groselha é cheia de benefícios e uma opção interessante para bombar sua imunidade, entre outras vantagens.
Afinal, essa frutinha da espécie Ribes rubrum já traz na cor vermelha as pistas do que pode proporcionar: como ocorre com outros frutos desta tonalidade, trata-se de um alimento rico em antioxidantes.
Vitaminada e com fibras, ela também contribui com a saúde em outras frentes.
+Leia também: Frutas vermelhas são um tesouro para a saúde
Benefícios da groselha
Os antioxidantes da groselha, que incluem os famosos flavonoides, são importantes para reduzir a chance de desenvolver doenças crônicas e aquelas associadas ao envelhecimento. Esses compostos também estão associados a uma redução de riscos de câncer. Mas, aqui, vale lembrar que ela não trata nem evita a doença, apenas colabora para reduzir a propensão a desenvolvê-la.
Outro antioxidante presente na frutinha é a vitamina C, famosa por sua ajuda no sistema imunológico e na saúde da pele. A groselha também conta com vitamina A, aliada da saúde dos olhos, e a vitamina K, importante para a cicatrização (nesse caso, porém, vale conferir com um médico se há alguma contraindicação caso você tome anticoagulantes).
As fibras presentes na groselha também colaboram com o bom funcionamento intestinal, prevenindo quadros de prisão de ventre, e são ótimas parceiras da saciedade, o que pode dar uma ajuda em quem está buscando comer menos. As fibras também contribuem no controle glicêmico e de níveis de colesterol.
Vale lembrar sempre que, embora os benefícios sejam muitos, nenhum alimento faz milagres por si só. O aproveitamento do que a groselha tem a oferecer é impulsionado por sua inclusão numa dieta equilibrada e em uma rotina que envolva a prática de atividade física.
Como inserir na rotina
A melhor maneira de consumir a groselha é in natura, consumindo a própria fruta. Também dá para comê-la desidratada ou, ao contrário, “líquida”, dentro de sucos. Só que, no caso dos sucos, há uma perda das fibras, então essa pode não ser a melhor opção caso seja esta a propriedade nutricional que você está buscando.
Apesar de muito presente em refrescos, xaropes e geleias, nesses casos a groselha não oferece os mesmos benefícios do fruto natural.
Muitos desses produtos são feitos com aromatizantes artificiais e, mesmo quando se utiliza a fruta, a adição de açúcares, gorduras e o emprego de calor no processamento pode acabar eliminando a maior parte dos benefícios. Você pode até consumir pelo sabor, mas não crie ilusões de que está diante de uma alternativa saudável.