Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Conheça os benefícios do milho

Os nutrientes desse cereal podem ajudar a evitar o estresse e outros problemas de saúde

Por Regina Célia Pereira (colaboradora)
Atualizado em 20 fev 2020, 12h18 - Publicado em 8 jun 2016, 08h00

São várias as facetas desse alimento à mesa. O milho aparece assado na espiga, chega cozido com leite e canela à canjica, ou munguzá – como se diz no Nordeste –, surge como um floco branco nos trajes de pipoca, vem em forma da polenta dos italianos ou, ainda, se apresenta como tortilha mexicana… É receita de tudo que é canto mesmo. Até porque a parceria do milho com a humanidade é sucesso há milênios.

E, conta-se, o vegetal era bastante diferente do que se conhece hoje. Foi por obra de cruzamentos entre diferentes variedades que o grão ficou vistoso e, o que é melhor, nutritivo.

Além de entregar amido e, assim, ser sinônimo de vigor, nos brinda com niacina, uma vitamina do complexo B associada ao bom humor. Portanto, ajuda a dar um chega pra lá no estresse. Sua cor amarela aponta a presença de luteína e zeaxantina, substâncias valorizadas quando se mira a saúde ocular. No nosso organismo, ambas protegem as células da retina, lá no fundo dos olhos, afastando a degeneração macular, mal que acomete os mais velhos e leva à perda de visão.

Continua após a publicidade

Pra completar, o alimento também é rico em fibras. E é a pipoca que faz mais bonito aqui, oferecendo até cinco vezes a quantidade do nutriente em comparação com as folhas de alface. O intestino agradece!

Um conselho

Na hora de preparar a pipoca, não abuse do óleo porque o milho encharcado tende a demorar a estourar. Mexa sempre a panela, assim o calor alcança todos os grãos. Economize no sal e na manteiga e, para incrementar o aroma, adicione ervas como alecrim e orégano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.