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Compare abobrinha italiana e a paulista

Elas são ótimas opções para uma alimentação saudável, mas possuem algumas diferenças entre si. Conheça aqui as vantagens de cada uma

Por Thaís Manarini
Atualizado em 4 Maio 2017, 10h02 - Publicado em 4 Maio 2017, 10h02

As abóboras, em todas as suas variedades, são sempre boas opções à mesa. Quem garante é a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, em São Paulo. “Elas são pouco calóricas, de fácil digestão e fáceis de preparar”, diz. Mas, apesar de mínimas, há diferenças entre elas. De acordo com Renata, a abobrinha italiana, por exemplo, oferta mais potássio, mineral que ajuda a evitar cãibras. “Já a abobrinha paulista é a melhor escolha para aumentar a ingestão de fibras“, avisa. Elas são aclamadas por fazer o intestino pegar no tranco.

“Comer o vegetal cru contribui para o maior aproveitamento dessas substâncias”, ensina a nutricionista. Se não curtir colocá-la desse jeito na salada, uma saída é usar como purê em escondidinhos e até mesmo na massa de bolos e pães. “A abobrinha italiana, por sua vez, fica gostosa assada com recheio de carne moída, frango desfiado ou queijo”, indica Renata. Ambas também podem ser cortadas em finas rodelas para compor uma pizza caseira e saudável.

Energia

Abobrinha italiana – 19 cal

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Abobrinha paulista – 31 cal

Fibras

Abobrinha paulista – 2,6 g

Abobrinha italiana – 1,4 g

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Proteínas

Abobrinha italiana – 1,1 g

Abobrinha paulista – 0,6 g

Magnésio

Abobrinha italiana – 20 mg

Abobrinha paulista – 9 mg

Carboidratos

Abobrinha italiana – 4,3 g

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Abobrinha paulista – 7,9 g

Potássio

Abobrinha italiana – 253 mg

Abobrinha paulista – 213 mg

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(Os valores se referem a 100 gramas do alimento cru – fonte: tabela brasileira de composição de alimentos (taco/unicamp)

Placar Saúde

Abobrinha italiana 5 x 1 Abobrinha paulista

 

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