Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Carne e leite orgânicos têm mais nutrientes

Cientistas dizem que há doses extras de ômega-3 nesses alimentos

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 15 Maio 2018, 15h06 - Publicado em 17 fev 2016, 17h04
Revista saúde
Revista saúde (/)
Continua após publicidade

Os produtos orgânicos, fabricados sem o uso de pesticidas, fertilizantes químicos e drogas veterinárias, estão cada vez mais presentes no prato das famílias. Mas será que eles são mais nutritivos do que os convencionais? Segundo uma nova pesquisa da Universidade Newcastle, no Reino Unido, a resposta é sim – pelo menos no que diz respeito à carne e ao leite.

O time de cientistas revisou mais de 260 estudos sobre esses alimentos (tanto as versões orgânicas como as tradicionais) e concluiu que as opções produzidas de maneira natural contêm cerca de 50% a mais de ômega-3. Essa substância, de potente ação anti-inflamatória, ajuda no controle do colesterol, na redução do risco de doenças cardiovasculares, na melhora das funções cognitivas e no fortalecimento do sistema imunológico. E não para por aí: a carne orgânica apresentou menor teor de gordura saturada, que faz mal para o coração.

Em declaração ao site da universidade, o professor Carlo Leifert, que liderou o trabalho, disse: “Esse estudo sugere que frutas, verduras, legumes, carne e lácteos orgânicos fornecem quantidades significativamente maiores de antioxidantes e ômega-3”. Vale lembrar ainda que os agrotóxicos têm sido associados a um aumento no risco de uma série de problemas, como câncer e distúrbios hormonais.

Em alimentos como carnes, ovos e leite, a enrascada reside no fato de os animais serem tratados com fármacos veterinários, como antibióticos. Aí, a probabilidade de nos tornarmos resistentes a ação desses medicamentos sobe. Nas versões orgânicas, há poucos resíduos desses remédios, porque os bichos em geral são tratados com fitoterapia e homeopatia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.