Estão aí dois dos mais famosos representantes dos frutos do mar. E, se a composição nutricional é fator decisivo nas suas escolhas à mesa, saiba: eles são bem parecidos. “Ambos têm poucas calorias”, aponta a nutricionista clínica Gabriela Maia, do Rio de Janeiro. “Mas, para manter essa característica, o ideal é consumi-los assados, grelhados ou cozidos”, avisa. Ou seja, nada de fritura! Para ter ideia, uma xícara pequena de lulas fritas chega a reunir 15% do total de gordura permitido para um dia.
Até o camarão, se preparado corretamente, pode ser degustado numa boa — inclusive por pessoas com colesterol elevado. A dupla vinda do mar ainda oferece vitaminas D, E e do complexo B, além de cálcio. Já o fósforo, que também atua na formação óssea, está em maior quantidade no camarão.
Segundo Gabriela, o único contratempo associado aos frutos do mar é a presença de purina, substância que aumenta o ácido úrico no sangue. É que isso facilita o surgimento de gota em indivíduos com tendência a esse problema nas juntas.
Energia
Camarão 47 calorias
Lula 78,5 calorias
Fósforo
Camarão 234 mg
Lula 157 mg
Gordura saturada
Camarão 0,1 g
Lula 0,3 g
Proteínas
Lula 15,5 g
Camarão 10 g
Gorduras totais
Camarão 0,5 g
Lula 1,3 g
Zinco
Lula 1,5 mg
Camarão 0,7 mg
(Os valores se referem a 100 gramas do alimento)
PLACAR SAÚDE
Camarão 4 x 2 Lula