Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Alimento para a flora intestinal

Falamos dos prebióticos... Professor britânico explica o que eles podem fazer pelo organismo

Por Diogo Sponchiato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 set 2018, 10h58 - Publicado em 12 Maio 2017, 18h03
prebioticos
Os prebióticos são cada vez mais estudados contra problemas de saúde (Foto: Jonatan Sarmento/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A ciência vem mostrando que a microbiota intestinal, o conglomerado de bactérias que vive nos confins do aparelho digestivo, tem papel de destaque não só no funcionamento do intestino, mas também no equilíbrio da imunidade e na prevenção de problemas cardiovasculares. Para cultivar uma boa flora, digamos que a gente precisa alimentá-la direito. É aí que entram os prebióticos, substâncias que servem um banquete para micro-organismos do bem que habitam o intestino. Como agradecimento, muitos desses seres microscópicos defendem a região de invasores nocivos e ainda produzem substâncias de ação proveitosa para o corpo humano.

E quem seriam esses prebióticos? Ora, são fibras vegetais e outros compostos que passam intactos pela digestão — não os confunda com os probióticos, bactérias específicas e benéficas fornecidas por iogurtes, leites fermentados… Já que os prebióticos estão ganhando destaque entre as recomendações nutricionais, aproveitamos para conversar com um dos maiores estudiosos do assunto, o professor Glenn Gibson, da Universidade de Reading, na Inglaterra. O cientista será um dos convidados internacionais do próximo congresso do Ganepão, um dos principais eventos de nutrição do país, que acontece entre os dias 13 e 17 de junho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.