Clique e assine com até 72% de desconto

Açúcar em excesso levaria à gengivite

Doces, refrigerantes e outras fontes de doçura não causam apenas cáries... Eles podem estar por trás de inflamação nas gengivas

Por Thaís Manarini Atualizado em 28 abr 2020, 17h31 - Publicado em 28 abr 2020, 10h16

Desde novinhos ouvimos que devorar doces eleva o risco de cáries nos dentes. Mas a história pode piorar. Após uma revisão de estudos, cientistas da Universidade Aarhus, na Dinamarca, reforçam que o hábito de comer açúcar demais causa a gengivite, quadro caracterizado por uma inflamação nas gengivas.

O dentista Renato Casarin, professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, explica que isso ocorre porque o excesso de açúcar dispara processos inflamatórios no corpo todo. “Mas o problema não tem a ver com a versão encontrada naturalmente nos alimentos, como frutas e leite”, avisa.

Apesar de causar sangramento durante a escovação, a gengivite não dói — por isso, pode passar despercebida. “Só que há risco de progredir para uma doença mais grave, a periodontite, que é capaz de levar até à perda dos dentes”, alerta o professor.

O açúcar de refrigerantes e doces não é o único causador de inflamações. O abuso de frituras, carne vermelha e produtos ultraprocessados, como salgadinhos e pratos prontos, também está por trás dessa encrenca.

Na contramão, Casarin informa que há alimentos com potencial anti-inflamatório, a exemplo de frutas, verduras, legumes, temperos naturais…

  • Continua após a publicidade
    Publicidade