Açúcar em excesso levaria à gengivite
Doces, refrigerantes e outras fontes de doçura não causam apenas cáries... Eles podem estar por trás de inflamação nas gengivas
Desde novinhos ouvimos que devorar doces eleva o risco de cáries nos dentes. Mas a história pode piorar. Após uma revisão de estudos, cientistas da Universidade Aarhus, na Dinamarca, reforçam que o hábito de comer açúcar demais causa a gengivite, quadro caracterizado por uma inflamação nas gengivas.
O dentista Renato Casarin, professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, explica que isso ocorre porque o excesso de açúcar dispara processos inflamatórios no corpo todo. “Mas o problema não tem a ver com a versão encontrada naturalmente nos alimentos, como frutas e leite”, avisa.
Apesar de causar sangramento durante a escovação, a gengivite não dói — por isso, pode passar despercebida. “Só que há risco de progredir para uma doença mais grave, a periodontite, que é capaz de levar até à perda dos dentes”, alerta o professor.
O açúcar de refrigerantes e doces não é o único causador de inflamações. O abuso de frituras, carne vermelha e produtos ultraprocessados, como salgadinhos e pratos prontos, também está por trás dessa encrenca.
Na contramão, Casarin informa que há alimentos com potencial anti-inflamatório, a exemplo de frutas, verduras, legumes, temperos naturais…
Um supertênis de corrida 100% “made in Brazil”
Proteína em excesso: pouco benefício e mais risco para o coração
Lichia faz mal? Entenda a polêmica, os riscos reais e o que diz a ciência
Marburg: Etiópia confirma surto inédito de vírus ‘parente’ do Ebola
Chá da casca de tangerina: descubra os benefícios à saúde







