saudeLOGO Created with Sketch.

Todo mundo precisa fazer check-up? – podcast

Os exames, quando bem prescritos, salvam vidas. Mas, em excesso, só fazem mal. No Detetives da SAÚDE, definiremos o que é um check-up inteligente para você

O podcast Detetives da SAÚDE está de volta! E com um tema importante, principalmente no início de ano: o check-up. Quem precisa fazer esses exames para detectar doenças precocemente? Acima disso, como personalizar o check-up para que ele de fato seja benéfico para você? É isso o que responderemos neste episódio, que dá para ouvir clicando no player acima.

Para isso, trouxemos dois especialistas aos estúdios da Editora Abril. O primeiro é o cardiologista Ibraim Masciarelli Pinto, do Fleury Medicina e Saúde. Segundo ele, um exame só tem função quando há uma pergunta que ele deve responder. “E um exame também precisa gerar uma mudança de comportamento. Se a pessoa descobre que está com o colesterol alto, mas não faz nada, de pouco adiantou medir as taxas”, afirma.

Já o patologista clínico Carlos Eduardo Santos Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, lembra da importância de uma boa consulta para o check-up. Quem possui um histórico familiar de câncer de mama, por exemplo, deve ter atenção redobrada com as mamografias. Fumantes, por sua vez, precisam realizar tomografias de pulmão para detectar precocemente um tumor no órgão. “Ainda assim, há exames que todos devem fazer de tempos em tempos, como o que mede o colesterol e o que avalia a glicemia“, pondera.

Ao longo da  conversa, você vai entender os riscos de fazer exames de menos (ou a mais), os avanços esperados para os próximos anos, a importância de conhecer seus hábitos na hora de marcar um check-up e muito mais.

Você pode escutar esse programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

Se preferir, você consegue ouvir pelo Spotify diretamente daqui:

 

Ou pelo Youtube: