saudeLOGO Created with Sketch.

Suicídio: dá para antever e prevenir – podcast Detetives da SAÚDE

Em homenagem ao Setembro Amarelo, fizemos um programa especial sobre a prevenção do suicídio. Saiba o que você deve fazer e evitar

A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. Por outro lado, estima-se que 90% dos casos poderiam ser evitados. Como, então, cada um de nós pode ajudar na prevenção desse problema? Aproveitando o Setembro Amarelo, o podcast Detetives da SAÚDE fez um programa especial sobre o assunto (que você pode ouvir logo abaixo).

Trouxemos para a conversa Carlos Correia, voluntário há 27 anos do Centro de Valorização da Vida (CVV), um serviço gratuito que realiza apoio emocional e prevenção de suicídio 24 horas por dia, através do telefone (basta ligar para o número 188). Durante seus inúmeros plantões, ele acolheu pessoas que precisavam desabafar para seguir adiante com a vida – e trouxe para o podcast toda sua experiência.

“Há coisas que devemos fazer e outras que precisamos evitar ao conversar com alguém nessa situação”, afirma. Ouvir com atenção e fazer perguntas abertas para deixar a própria pessoa se expressar são ótimas atitudes, por exemplo.

Outro participante especial do programa foi o psiquiatra Fernando Fernandes, do comitê científico da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata). Ele revelou sinais que antecedem o suicídio (ao menos 90% dos casos estão ligados a transtornos psiquiátricos, em especial à depressão). E deixa um recado: não há especialistas suficientes para lidar com tantas indivíduos que cogitam se matar. Ou seja, todo mundo deve estar preparado e aberto para ter conversas francas sobre o assunto com pessoas queridas.

Ao longo desse episódio do Detetives da SAÚDE, você ainda vai ouvir trechos do clipe “Vozes do Silêncio”, de Carlinhos Brown. A música foi criada especialmente para o Setembro Amarelo, e faz parte de uma campanha de prevenção do CVV, em parceria com a farmacêutica Libbs.

Você pode ouvir esse programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambiente? Clique aqui.

Para ouvir pelo Spotify, você pode clicar aqui:

Se preferir, tem o Youtube também:

Ou ouça pelo player do nosso site mesmo: