Quando o câncer surge no sangue – podcast
Mieloma múltiplo, leucemia, linfoma... Os chamados cânceres hematológicos têm desafios próprios, como você verá neste episódio apoiado pela Takeda
Os chamados cânceres hematológicos não ficam em um lugar só do corpo. Eles circulam pelo sistema sanguíneo e linfático, o que traz desafios diferentes para o diagnóstico e o tratamento. Neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE, vamos dar espaço para leucemia, linfoma e mieloma múltiplo (aliás, março é o mês de conscientização dessa enfermidade).
A onco-hematologista Fernanda Lemos, do A.C.Camargo Cancer Center, é a nossa convidada da vez. Ela inclusive aborda como o novo coronavírus pode comprometer especialmente a saúde dos pacientes com esse tipo de câncer. “O tratamento e a própria doença podem afetar o sistema imunológico desses indivíduos, favorecendo complicações pelo coronavírus“, afirma.
Ao longo do episódio, você também vai ver como o tratamento desse conjunto de problemas melhorou ao longo das décadas, quais sintomas chamam atenção e quais os fatores de risco. “Hoje em dia, tenho o orgulho de dizer que nem dá para notar que vários pacientes meus têm câncer”, comemora Fernanda.
Você pode escutar esse programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.
Se preferir, escute pelo Spotify diretamente por aqui:
Ou pelo Youtube: