Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 5,90/mês

Por que devemos comer menos carne – podcast

No Detetives da SAÚDE, você verá que maneirar na carne vermelha faz bem para a saúde e o meio ambiente. Mas não precisa ser vegetariano para se beneficiar

Por Da Redação - Atualizado em 18 ago 2020, 10h49 - Publicado em 5 dez 2019, 07h10

Não, não pretendemos proibir o consumo de carne vermelha. Mas o fato é que restringir o espaço desse alimento no prato beneficia a saúde, segundo os estudos mais recentes. Além disso, essa atitude preserva o meio ambiente (mais até do que controlar a ingestão de outras fontes de proteína animal). E é esse assunto controverso que abordaremos no podcast Detetives da SAÚDE.

Diretamente dos estúdios da Editora Abril, a nutricionista Lara Natacci, que tem mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, abordou as vantagens e os desafios de ingerir menos carne. Ela lembra que, em média, o brasileiro extrapola os limites recomendados. Mas reitera que não dá para trocar o bife por qualquer coisa, sob o risco de sofrer com déficit de nutrientes.

Já o engenheiro agrônomo Luís Fernando Pinto retrata o impacto da pecuária no meio ambiente e como um menor consumo por parte da população repercutiria aí. Gerente de políticas públicas do Imaflora, uma associação sem fins lucrativos que defende o uso sustentável dos recursos naturais, ele pondera que o modo dominante de criação de gado no Brasil é especialmente prejudicial para o ecossistema.

O bacana é que Luis Fernando Pinto aponta casos de fazendas do nosso país que praticamente zeraram a emissão de poluentes e o desmatamento com mudanças no seu modo de produção. Sim, isso é possível. Aliás, ele conversou com as jornalistas Thaís Manarini (que gosta de carne, mas está tentando comer menos) e Maria Tereza (que é vegetariana) diretamente de Piracicaba, no interior paulista. Dá até para ouvir os passarinhos!

Ao longo do episódio, você ainda vai saber se a moda de hambúrgueres à base de plantas, como o Futuro Burger, é saudável ou não. O episódio está imperdível!

Você pode escutar esse programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

Continua após a publicidade

Se preferir, dá para ouvir pelo Spotify diretamente aqui:

 

Ou pelo Youtube:

 

Continua após a publicidade
Publicidade