saudeLOGO Created with Sketch.

Cuidar do meio ambiente é, sim, cuidar da saúde – Detetives da SAÚDE

A poluição da água, da terra e do ar já está repercutindo no bem-estar da população. Diante das notícias recentes, o tema virou episódio do nosso podcast

Queimadas, desmatamento, uso de agrotóxicos, contaminação das águas, poluição atmosférica… O meio ambiente está no centro das discussões no Brasil e no mundo. Neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE (que você pode ouvir abaixo), vamos fugir de ideologias e discutir qual o impacto da saúde do planeta no bem-estar físico e mental dos seres humanos – hoje e amanhã. São, afinal, 12,6 milhões de pessoas por ano que morrem por interferências no meio ambiente.

Quem estrela esse programa é Paulo Saldiva, médico, professor da Universidade de São Paulo, especialista em saúde ambiental, ciclista e gaitista! Se por um lado ele traz dados preocupantes do que estamos fazendo com o mundo, por outro mostra que dá para contornar a situação. “Antes eu era mais pessimista”, afirma Saldiva.

O professor ainda lembra que algumas das notícias que chamaram atenção nos últimos tempos, como a nuvem de fumaça que escureceu uma tarde de São Paulo, na verdade já são relativamente comuns em regiões que despertam menos interesse da mídia. “Deve ter uns deuses da natureza que decidiram soprar isso aí e baixar as nuvens para vermos a poluição“, brinca.

Você pode ouvir esse programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambiente? Clique aqui.

No Youtube:

No Spotify:

No nosso site: