Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 5,90/mês

A saúde mental durante e após a pandemia de coronavírus – podcast

Ansiedade e depressão se tornam mais comuns. As relações são afetadas. Como lidar com o isolamento em tempos de pandemia? O Detetives da SAÚDE conta

Por Da Redação - Atualizado em 18 ago 2020, 10h47 - Publicado em 2 abr 2020, 07h53

Uma pandemia como a de coronavírus chacoalha a vida de todo mundo. Isolamento social, medo, incerteza com o futuro, mudança no ritmo das relações sociais. Esses e outros fatores podem culminar em transtornos como depressão e ansiedade (ou mesmo em brigas, divórcios etc). Como preservar a saúde mental nesses momentos críticos? E o que acontecerá com a nossa cabeça quando a pandemia arrefecer? É isso o que vamos abordar no podcast Detetives da SAÚDE.

Nossa convidada especial é Marilda Lipp, psicóloga e diretora do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). “O que sobra de uma epidemia é a doença mental”, raciocina, lembrando de outros momentos em que a sociedade precisou enfrentar ataques de vírus. Ela ainda ressalta as particularidades do novo coronavírus que interferem de maneira única no bem-estar mental.

Neste episódio, você vai ouvir o que pode ser feito para atenuar o abalo emocional de um período como esse. Marilda Lipp inclusive citou um telefone para o qual podemos ligar em situações de muito estresse: (19) 99968-9325. Nesse número, o IPCS oferece um atendimento emergencial gratuito a quem está angustiado.

Você pode escutar o programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

Se preferir, dá escutar pelo Spotify diretamente por aqui:

Continua após a publicidade

 

Ou pelo Youtube:

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade