Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Não é coisa da sua cabeça: sintomas menosprezados atrasam diagnóstico

Sinais ignorados podem abrir caminho a traumas entre pacientes com doenças reumáticas que foram desacreditados pelos médicos

Por Larissa Beani Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 abr 2025, 08h58
depressao-tristeza
Pacientes com doenças autoimunes relatam que sintomas foram confundidos com problemas psicológicos (Xavier Lorenzo/Getty Images)
Continua após publicidade

Ter queixas subestimadas em consultório pode levar ao atraso de tratamentos e ao sofrimento mental, alerta uma investigação realizada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

O levantamento, publicado na revista Rheumatology, ouviu mais de 1,5 mil pacientes com doenças autoimunes — como lúpus, artrite reumatoide e vasculite —, e muitos relataram que os médicos classificaram seus sintomas como “psicológicos”, quando, na verdade, eram inflamações desencadeadas pelo sistema imunológico.

Nesse grupo, foram observados maiores níveis de ansiedade e depressão. “Quadros de dor e fadiga são comuns e precisam ser devidamente investigados. Nem tudo é só estresse”, pontua o médico José Martinez, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

+ Leia também: 13 perguntas que toda pessoa deve fazer ao seu médico

Para levar a sério

Ter queixas acolhidas em consultas faz toda a diferença no tratamento médico

Descrentes de si 

Mais de 80% dos participantes do estudo britânico relataram prejuízos à autoestima após terem sinais ignorados, como se fossem invenções.

Mágoas do passado

Três a cada quatro pessoas que receberam o diagnóstico incorreto ainda se sentem ressentidas pelo fato, mesmo tendo passado décadas do ocorrido.  

Continua após a publicidade

Falsa assistência

Transtornos de ansiedade e depressão podem ser desencadeados pela piora dos sintomas e falta de tratamento adequado.

Não causa, mas piora

Estresse pode ser gatilho para crises de doenças autoimunes, que ocorrem quando o sistema imunológico começa a atacar o próprio corpo. 

+ Leia também: O que os brasileiros esperam de uma consulta

Corpo e mente interligados

Doenças inflamatórias podem ter crises desencadeadas por situações estressantes, mas há muito mais em jogo no desenvolvimento dessas enfermidades.

“Elas são complexas e podem depender de uma série de fatores, como predisposição genética, comorbidades e hábitos”, explica Martinez.

Continua após a publicidade

Quando o paciente reumático também convive com transtornos mentais, é necessário cuidar do bem-estar psíquico, bem como frear a inflamação sistêmica.

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.

Compartilhe essa matéria via:

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.