Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Encontrado gene da anorexia – que passa de geração em geração

É a primeira vez na história em que um pedaço de material genético diretamente responsável pela doença é isolado

Por Bruno Vaiano (Superinteressante)
Atualizado em 28 jun 2017, 19h33 - Publicado em 21 Maio 2017, 16h00
anorexia
Transtornos como anorexia e bulimia podem aparecer no início da adolescência (Foto: Dulla/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A anorexia é um transtorno mental caracterizado pela obsessão com o próprio peso e a imposição de severas restrições alimentares a si mesmo. Segundo a ANAD, organização norte-americana sem fins lucrativos dedicada ao combate dos distúrbios alimentares, a doença afeta 2,5 vezes mais mulheres do que homens, e 0,9% das mulheres dos EUA são ou foram anoréxicas. Uma em cada cinco vítimas de anorexia comete suicídio.

É comum apontar, no mundo contemporâneo, a conexão entre o elevado número de casos de anorexia e a representação do corpo da mulher nos meios de comunicação e no mundo da moda – e é praticamente consenso na psiquiatria que a imposição de padrões de beleza inalcançáveis a mulheres jovens tem uma boa parcela de culpa nas estatísticas citadas acima.

Acontece que, às vezes, o corpo também não colabora. Um estudo publicado no último dia 12 pela equipe da psiquiatra sueca Cynthia Bulik, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, revelou que o distúrbio não pode ser atribuído só a fatores sociais e psicológicos, mas também à ação de um gene específico, que torna seus portadores mais pré-dispostos a ter a doença.

No artigo científico, um grupo de mais de 200 pesquisadores analisou o material genético de 3 495 pessoas anoréxicas, curadas ou não, e o comparou ao de 10 982 pessoas sem problemas de saúde. Eles descobriram que o locus genético rs4622308, localizado no cromossomo de número 12, é determinante para o desenvolvimento da doença. Locus é uma expressão latina usada para se referir à posição que um gene ocupa dentro de um cromossomo – o número aí em cima é como as combinações de letras e números que um motorista usa para decorar a vaga em que estacionou seu carro em um shopping.

Continua após a publicidade

Essa foi a primeira vez em que uma variação genética diretamente associada ao transtorno alimentar foi encontrada. Já se suspeitava há algum tempo, porém, que a anorexia fosse uma doença parcialmente hereditária – estudos com irmãos gêmeos que sofrem da doença levantam a hipótese com alguma frequência.

“Nós unimos mais de 220 cientistas e trabalhadores da saúde para alcançar uma amostra tão grande”, afirmou à imprensa Gerome Breen, do King’s College de Londres, um dos co-autores do estudo. “Sem essa colaboração, nós jamais descobriríamos que a anorexia tem raízes tanto psiquiátricas quanto metabólicas.”

Esse conteúdo foi publicado originalmente no site da revista Superinteressante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.