Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

5 dicas que podem ajudar a controlar a ansiedade

Hábitos saudáveis, higiene do sono e técnicas de relaxamento contribuem para superar crises pontuais, mas não devem substituir apoio profissional

Por Maurício Brum
3 jan 2025, 17h00
ansiedade-aprenda-identificar-sinais-sintomas
Se a ansiedade for persistente, é importante buscar auxílio profissional (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A ansiedade está em alta, e já há quem a considere o grande mal de nossos tempos. Rodeados por estímulos vindos de todas as partes, a cada minuto do dia, parece cada vez mais difícil se desconectar das preocupações. Com isso, acabamos entrando em uma espiral que retroalimenta ainda mais os picos de ansiedade.

É sempre importante investigar a raiz do seu problema, para solucioná-lo de forma mais perene. Mas, caso você esteja atravessando uma crise pontual, algumas dicas podem ajudar a atravessar melhor esse momento. Confira abaixo.

+Leia também: 6 sinais de ansiedade que devem acender o alerta

1. Respiração e relaxamento

Técnicas de respiração e relaxamento são importantes para controlar um quadro agudo de ansiedade. Isso porque, além de impactar positivamente na forma como o sistema nervoso está agindo durante um momento assim, concentrar-se em outra coisa — neste caso, na respiração — ajuda a tirar a mente das preocupações.

2. Pratique exercícios físicos

Atividades físicas são importantes para a saúde de modo geral. No caso da ansiedade, o treino (especialmente se for aeróbico) contribui para minimizar os sintomas através da liberação de hormônios associados ao bem-estar, como a endorfina.

3. Cuidado com os estimulantes

O excesso de cafeína e outras substâncias estimulantes está associado a picos de ansiedade, mesmo em pessoas que não costumam sofrer com isso regularmente. Se você tem propensão, então, a dica vale com ainda mais força: evite tomar muito café, energéticos ou outros produtos dessa turma, como o guaraná em pó.

Continua após a publicidade

Nessas horas, alimentos açucarados também podem ser vilões. Busque sempre manter uma dieta equilibrada.

4. Durma bem

Como já ficou claro, relaxar sempre que possível é um passo fundamental para controlar uma crise de ansiedade. E não há relaxamento maior do que o ato de dormir.

Se você não tem boas noites de sono, a ansiedade tende a piorar. Faça uma boa higiene do sono, evite o uso de telas na hora de deitar e se esforce para criar um ambiente propício para “apagar” ao final do dia, sem ficar com o cérebro a milhão também na cama.

Continua após a publicidade

+Leia também: Dormir com o celular na cama faz mal à saúde? Entenda como

5. Procure ajuda profissional

Se você tem crises recorrentes de ansiedade, as dicas acima podem ajudar em momentos pontuais, mas não resolvem o problema de verdade.

É fundamental buscar apoio com um profissional psicólogo ou psiquiatra. Além dos benefícios saúde mental no longo prazo, ali você pode aprender mais sobre seus gatilhos de ansiedade e técnicas específicas que funcionem melhor para sua situação particular.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.