Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Um retrato inédito do câncer de próstata no Brasil

Ele é o segundo tumor mais frequente entre a população masculina e, se nada for feito, sua mortalidade vai aumentar nos próximos anos

Por André Biernath
Atualizado em 25 jun 2020, 08h18 - Publicado em 19 jun 2020, 15h46
cancer-de-prostata
Câncer de próstata é tratável em grande parte dos casos  (Foto: TShum/Getty Images)
Continua após publicidade

Mesmo com as constantes aprovações de remédios e técnicas cirúrgicas, a realidade do câncer de próstata no país não é das melhores. É isso que aponta uma investigação do Instituto Vencer o Câncer, em parceria com a Bayer.

Após análise de indicadores e estimativas, o estudo escancara uma série de fragilidades no diagnóstico e no tratamento dessa doença no Brasil, como a falta de máquinas para realizar a radioterapia e o uso excessivo de certas medicações.

“Vemos também uma falha na detecção precoce: cada vez mais os pacientes chegam com o tumor avançado, especialmente na rede pública”, observa o oncologista Fernando Maluf, um dos líderes do trabalho.

A mortalidade por câncer de próstata a cada 100 mil homens dobrou no país entre 1996 e 2017
(Gráfico: Letícia Raposo/SAÚDE é Vital)

Para frear o avanço da doença

A darolutamida, das empresas Bayer e Orion Corporation, vem ampliar o arsenal terapêutico contra o câncer de próstata. Liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ela será utilizada em casos avançados em que as células cancerosas não se espalharam para outras partes do organismo — processo conhecido como metástase.

Continua após a publicidade

“Nesse paciente, costumamos prescrever a hormonioterapia, que bloqueia a ação da testosterona no organismo e impede que o tumor cresça e se espalhe”, conta o uro-oncologista Murilo Luz, do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Nos estudos que serviram de base para a aprovação, os voluntários que, além da hormonioterapia,  tomaram a darolutamida ficaram 40 meses sem metástase, ante 18 meses daqueles que receberam apenas o tratamento-padrão. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.