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Top of Wellness 2019: as marcas de bem-estar preferidas dos brasileiros

Em sua segunda edição, o Top of Wellness reconhece as marcas mais lembradas nos segmentos de saúde, nutrição, atividade física e cuidados pessoais

Por Goretti Tenorio
Atualizado em 15 jan 2020, 10h21 - Publicado em 14 jan 2020, 10h31
top of wellness 2019
Conheça as marcas mais lembradas pelos brasileiros em 19 categorias ligadas à saúde. (Ilustração: Ana Cossermelli/SAÚDE é Vital)
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Quais as marcas mais prestigiadas pelos brasileiros quando o assunto é buscar e manter uma vida saudável? As respostas a essa pergunta são a base da premiação Top of Wellness, conduzida por SAÚDE, BOA FORMA e BEBÊ.COM.BR, todos veículos da Editora Abril. Os vencedores vêm a público após um levantamento conduzido pela área de Inteligência de Mercado do grupo envolvendo 1 541 brasileiros, sendo 70% mulheres, de todas as regiões do país.

Por meio de um questionário online, as pessoas indicaram suas preferências em 19 categorias — de hospital a academia, passando por higiene e alimentação. Em comum, as empresas campeãs se mostram engajadas em atender a um desejo de saudabilidade que não para de crescer entre os brasileiros.

Conheça, a seguir, as realizações e os planos dos ganhadores de 2019. E aproveite para descobrir também as grandes tendências no universo do bem-estar. No mais, se quiser ver os vencedores da edição de 2018, é só clicar aqui.

Hospital – Hospital Israelita Albert Einstein

Oferecer orientações médicas de primeira a distância é uma das competências reconhecidas do hospital paulistano. Assim como o uso de recursos digitais para uma conversa mais próxima com o paciente. Um exemplo é o aplicativo Meu Einstein, que permite agendar consultas e exames e monitorar dados de saúde de pessoas em tratamento.

Também fazem parte dessa história de 64 anos iniciativas como o programa de Paraisópolis, criado em 1997 para atender crianças nessa comunidade carente de São Paulo. “Nosso objetivo é levar uma gota de Einstein a cada brasileiro, proporcionando uma vida mais saudável a todos”, resume Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Centro de Exames – Fleury

Desde sua fundação, em 1926, o centro de diagnósticos baseia seus serviços em excelência médica, acolhimento ao paciente e inovação. “Neste ano, criamos o Fleury Kids, cuja ambientação conta com a Turma da Coragem, que tem como missão cuidar da saúde dos pequenos”, exemplifica a médica Jeane Tsutsui, diretora executiva de Negócios do Fleury.

Também em 2019, o grupo expandiu sua atuação com a inauguração do Fleury Day Clinic, para realização de cirurgias ortopédicas de baixa complexidade, e o centro de infusões de remédios imunobiológicos. “E, com a aquisição da SantéCorp, vamos operar em gestão de saúde corporativa, promovendo bem-estar aos colaboradores das empresas”, destaca Jeane.

Farmacêutica – Medley

Pioneira em remédios genéricos no país, desde 2009 a Medley integra o grupo francês Sanofi. Para promover a conscientização da população sobre saúde, a farmacêutica recorre a plataformas digitais, disseminando conhecimento numa linguagem simples e acessível. “O foco deste ano é despertar empatia em torno de quem sofre de depressão”, conta Joana Adissi, diretora-geral da Medley. “Trata-se da campanha Pode Contar, cujo site reúne informações sobre a doença, tanto para quem precisa de ajuda quanto para quem está disposto a ajudar.”

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Em outra ação de autocuidado, a Blitz do Bem-Estar disponibiliza balanças que medem peso, altura e IMC em farmácias de cidades das regiões Sul e Sudeste.

Farmácia – Drogasil

O ano de 2011 marcou o início de uma nova etapa para a tradicional drogaria brasileira: a fusão que deu origem à rede RD — Raia Drogasil. Com 1 917 lojas, distribuídas em 22 estados, a RD virou a número 1 do setor e definiu sua marca corporativa com o lema “Gente, saúde e bem-estar”. Internamente, estabeleceu comitê voltado à eficiência energética e otimização de rotas de transporte em busca de redução de impactos ambientais de sua operação.

Em outra frente, intensificou o lançamento de produtos próprios, entre eles os de uma linha vegana, a Vegan by Needs. São xampus, sabonetes e hidratantes livres de alergênicos, parabenos, silicone e sulfatos — tudo devidamente embalado em frascos biodegradáveis.

Plano de Saúde – Unimed

A Unimed reúne 344 cooperativas que atendem cerca de 18 milhões de beneficiários no país. “Atualmente, nosso carro-chefe em promover ações voltadas à saúde é o Movimento Mude1Hábito”, relata o médico Darival Bringel de Olinda, diretor de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil.

Seguindo os pilares equilíbrio, movimento e alimentação, a empresa cria iniciativas que vão de estímulo à leitura e conscientização sobre a importância da dedicação de mais tempo à família a destinação correta do lixo, além de incentivo a trocas saudáveis na alimentação. “Sermos reconhecidos mais uma vez pelos leitores dos títulos da Abril mostra que estamos no caminho certo”, avalia Olinda.

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Higiene Bucal – Colgate

Vencedora pela segunda vez do Top of Wellness, a marca compõe os kits de higiene bucal dos brasileiros há mais de 90 anos. Para se manter em destaque, está atenta a uma geração cada vez mais ligada na importância de uma boca saudável para um corpo igualmente saudável — e adepta de soluções mais naturais.

“Foi assim que chegamos, por exemplo, à linha Colgate Naturals Extracts, baseada em ingredientes como eucalipto e gengibre e direcionada a quem se preocupa com a sustentabilidade”, conta Patrícia Bella Costa, diretora de Relações Profissionais da Colgate do Brasil. Em seu país de origem, a multinacional americana deu mais um passo em prol do planeta: este ano lançou o tubo de pasta 100% reciclável.

Higiene Íntima – Dermacyd

Foi com investimentos em pesquisa que a Dermacyd, há mais de 30 anos, jogou luzes sobre a relevância de cuidar adequadamente da higiene íntima. Nessa trajetória, desenvolveu sabonetes com substâncias como o ácido láctico, que equilibra o pH da região genital, e o prebiótico bioecolia, que estende essa proteção por 24 horas.

“Entendemos bem a rotina da mulher e, em 2019, estreitamos a comunicação com as consumidoras”, revela Andressa Loss, gerente de Marketing de Consumer HealthCare da Sanofi, dona da marca. “Com a campanha The Shower, mostramos com bom humor que somos parceiros até em momentos como o de um banho interrompido pelo filho ou apressado por causa de uma reunião no trabalho”, exemplifica.

Banho e Higiene Infantil – Johnson & Johnson

Os papais consumidores dão cada vez mais preferência a produtos naturais ou com menos química na fórmula. E isso ajuda a explicar o sucesso mantido pela linha de cuidados infantis da Johnson & Johnson. Há mais de 100 anos, a marca prega a busca de itens mais puros e suaves para o banho e a higiene dos pequenos.

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Avanços recentes permitiram inclusive que boa parte de seu portfólio conte com 50% a menos de ingredientes — isso inclui a eliminação de corantes e conservantes, entre outros aditivos. A empresa atesta que mais de 90% do que vai em seus xampus, sabonetes e loções hidratantes hoje tem origem natural. E todo lançamento é embasado em muita ciência: a marca permanece líder mundial em pesquisas sobre a pele do bebê.

Cuidados com a Pele – La Roche-Posay

Foi em 1925 que nasceu a companhia com o nome da cidade francesa de águas termais ricas em selênio e com propriedades benéficas para a pele. Seguiram-se décadas de investimentos com o objetivo de se manter na vanguarda em dermocosméticos, sobretudo a partir de 1989, quando passou a fazer parte da L’Oréal e a contar com a estrutura voltada a estudos científicos do grupo francês.

No Brasil, a marca aportou em 2000, desenvolvendo no país boa parte de seus produtos, que englobam de cuidados diários e prevenção dos sinais da idade a tratamentos específicos para peles sensíveis. É na conhecida parceria com os dermatologistas que a La Roche-Posay sedimenta o elo entre beleza e saúde.

Cuidados com o Cabelo – L’Oreal

As brasileiras costumam levar bem a sério a escolha de xampus, condicionadores e cremes para pentear. Elaborar produtos para atender à nossa diversidade de fios é um desafio que a L’Oréal encara há 60 anos, quando chegou ao Brasil com o lançamento de uma tintura capilar, a Imédia Creme. Em 2000, por exemplo, criou a primeira linha específica para cacheados, a Elseve Hydra-Max.

Para elaborar formulações que contemplem nossa complexidade étnica, em 2017 a empresa abriu no Rio de Janeiro seu Centro de Pesquisa & Inovação. Em 2019, uma das apostas foi a reformulação da linha Elseve Reparação Total 5, para combater danos como quebra, ressecamento, opacidade, rigidez e pontas duplas.

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Clínica de Estética e Spa – Espaço Laser

Com mais de 500 lojas espalhadas pelo Brasil, a marca tem como lema democratizar a depilação a laser e elevar a autoestima das pessoas. “Ter pelos hoje é uma escolha, e os clientes que optam por não tê-los agora podem fazer isso com mais economia, sustentabilidade e de forma definitiva em nossos espaços”, afirma Paulo Morais, coCEO da empresa, que recebe o troféu pela segunda vez e não tem intenção de parar de inovar.

“Renovamos nosso conceito de loja, agora mais moderna e convidativa, lançamos um e-commerce, onde os clientes podem comprar a qualquer momento e em qualquer lugar, e, em 2020, nosso plano é incluir uma linha de cosméticos sustentáveis”, relata o executivo.

Protetor Solar – Sundown

Até 1984 era bem difícil escapar de sentir a pele arder depois de um tempo na praia ou na piscina. A partir desse ano, com a introdução dos produtos Sundown, os brasileiros passaram a se familiarizar com os termos raios ultravioleta (UVA e UVB) e fator de proteção solar (FPS), presentes nas embalagens. Com o pioneirismo veio também o compromisso de esclarecer a população sobre os perigos da exposição ao sol sem a defesa dos cremes, especialmente num país ensolarado de janeiro a janeiro.

Veio então uma série de inovações: produtos resistentes a água e suor, protetores em spray, linha de uso diário, fórmulas específicas para os lábios e para os cabelos. Não à toa, a marca é lembrada mais uma vez no Top of Wellness.

Academia – Smart Fit

Criada em 2009, a rede de academias opera em 11 países da América Latina. No Brasil, são mais de 380 unidades. Além do preço mais acessível e a praticidade de frequentar qualquer um dos endereços, a Smart Fit bola estratégias para facilitar a vida de quem malha por lá, como o aplicativo Smart Fit Coach. “Ele permite montar treinos a partir do histórico de atividade e objetivos do aluno”, explica Edgar Corona, CEO e fundador do Grupo Bio Ritmo, que detém a marca Smart Fit.

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Já o Smart Nutri abre espaço para um diário alimentar e dá acesso a profissionais para tirar dúvidas sobre cardápios e alimentos capazes de acelerar os resultados das práticas. “Ser a marca mais lembrada no nosso segmento representa que estamos cuidando bem dos nossos alunos”, celebra Monte.

Suplemento Alimentar – Herbalife

Boa alimentação aliada a um estilo de vida saudável — eis o combo difundido pela empresa global de nutrição que fincou pé no Brasil em 1995. Para oferecer soluções nesse sentido, a Herbalife vem diversificando o portfólio. “Por mais que sejamos conhecidos pelos shakes, temos mais de 50 tipos de produtos e somos líderes no Brasil também em ômega-3 e fibras”, observa Jordan Rizetto, diretor-geral e VP da Herbalife Brasil.

Além da forma tradicional, a bebida cremosa da marca vem ganhando espaço como ingrediente-base de receitas diversas. “Dá para fazer muffins, waffles e brownies repletos de proteínas”, conta Rizetto. Tudo, continua ele, de forma a contribuir para a saciedade e para o ganho de massa magra.

Produtos Naturais – Mundo Verde

Há 30 anos no mercado de produtos naturais e em pleno processo de expansão por intermédio de franquias, a Mundo Verde há tempos deixou de atender a um nicho. “Queremos traduzir o conceito de saudabilidade em algo mais prazeroso para todo mundo”, defende Claudia Abreu, CEO da empresa. “A marca tem um papel importante na curadoria de produtos, na instrução dos clientes, nas mensagens sobre os benefícios de cada item…”, explica.

A presença nas redes sociais e o próprio e-commerce, lançado em 2019, dão subsídios para entender as preferências do consumidor e pautam o desenvolvimento de novos produtos. “O foco para o próximo ano será a experiência do cliente, inovação e sustentabilidade”, adianta Claudia.

Alimentação Infantil – Nestlé

Bicampeã na categoria, a Nestlé reafirma sua missão de desenvolver produtos cada vez mais saudáveis. De acordo com Fernanda Syuffi, gerente de Marketing de Nutrição Infantil, a ideia central é diminuir a quantidade de açúcar, sódio e gordura dos alimentos. “Desde 2014, foram reduzidas mais de 14 mil toneladas de açúcares, mais de 5 mil toneladas de gorduras saturadas e mais de 300 toneladas de sódio”, calcula.

Não para aí: a meta traçada para 2020 é cortar 5% de açúcares e 10% de sódio nos produtos. Também atenta à demanda por um modelo de cultivo e consumo mais sustentável, a companhia lançou uma linha de papinhas orgânicas, a NaturNes, disponível em quatro sabores, todos livres de açúcar, sal e conservantes.

Bebida Saudável – Ades

Originária da Argentina, onde surgiu em 1988, a líder em bebidas vegetais na América Latina está presente por aqui desde meados dos anos 1990. Em 2016, foi incorporada à Coca-Cola Brasil, e dois anos depois se abriu à diversificação. De “alimento de soja”, seu posicionamento mudou para “alimento de semente”. Entraram em cena, então, a amêndoa e o coco.

“Queremos democratizar as bebidas vegetais e trazer sempre novidades, com lançamentos como AdeS Amêndoas com Café e AdeS Coco com Chocolate”, conta a gerente de Marketing Camila Freire. “A ideia é incentivar e propor pequenas mudanças no dia a dia visando mais qualidade de vida, começando pela nutrição e o bem-estar”, completa.

Água – Crystal

Raquel Ribeiro, gerente sênior de Hidratação da Coca-Cola, dá um panorama do que significa ser a número 1 em distribuição de água mineral no país: “Isso vem atrelado a uma grande responsabilidade, que é a de entregar hidratação de forma segura, acessível e conveniente”. Engarrafada em diferentes pontos do país, a água chega às casas do jeito que saiu da fonte — e com a composição detalhada no rótulo.

Cultivar a relação de confiança com o consumidor foi padrão também na produção da linha Crystal Sparkling. “O objetivo é oferecer novas soluções com um produto feito apenas com água gaseificada, aromas naturais, sem adição de açúcar, adoçantes ou conservantes. Acabamos de lançar o sabor manga“, revela Raquel.

Moda Fitness – Adidas

A atividade física já se tornou, para muita gente, um estilo de vida. E é de olho nesse fenômeno que a empresa nascida na Alemanha diversifica seu portfólio e sobe, pelo segundo ano consecutivo, no pódio do Top of Wellness. Hoje a Adidas oferece roupas, tênis e acessórios para diversas modalidades, assim como tem vestuário para quem quer levar o espírito esportivo ao dia a dia de estudo e trabalho.

Buscando atender às várias segmentações de consumidores, a companhia trabalha com marcas personalizadas, como Originals, Athletics, Terrex e Stella McCartney. E, ciente dos dilemas ambientais, também aposta numa linha de produtos feitos com materiais reciclados, a For the Oceans.

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