Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Faz mal beber água durante a refeição?

Um copo d'água junto do prato não prejudica a saúde, mas é bom ficar atento à quantidade – e lembrar que refrigerante não é um substituto à altura

Por Valentina Bressan
7 abr 2025, 14h43
agua-refeiçao
Um ou dois copos de água durante o almoço não fazem mal (Pvproductions/Freepik)
Continua após publicidade

Assim como as tendências de dieta mudam frequentemente, a água junto das refeições ora é considerada aliada, ora vilã. Alguns alegam que consumir líquidos com a comida pode ajudar no processo de emagrecimento. Já outros dizem que a água prejudica a digestão.

Na verdade, a resposta fica em um meio termo: é um mito que a água faça mal à digestão dos alimentos. Ou seja: pode, sim, adicionar um copo d’água para acompanhar sua refeição. Mas não há evidências suficientes de que essa água vá te ajudar a emagrecer.

Saiba como os líquidos somados aos alimentos atuam sobre o organismo e tire essa dúvida de uma vez por todas.

Beber água durante a refeição faz mal?

Não! A digestão começa já na boca, com a mastigação dos alimentos. Assim, a água é uma aliada desde o início, ajudando a triturar e engolir comidas secas ou difíceis de mastigar.

O mito de que beber água com o almoço e jantar faz mal à digestão vem da ideia de que o líquido em excesso diluiria os sucos gástricos, responsáveis pela quebra química das proteínas no estômago. Pode ficar tranquilo, porque isso não acontece.

A água é absorvida no estômago e no intestino, sem afetar a capacidade de digestão desses órgãos. Uma boa hidratação também garante a fabricação de saliva, ingrediente essencial nesse processo todo.

Continua após a publicidade

+Leia também: Tomar água gelada no calor faz mal? Entenda essa história

E para emagrecer?

No quesito emagrecimento, os estudos científicos não atestam nem benefícios nem malefícios em ingerir água enquanto se come.

Alguns testes até demonstraram que pessoas que bebem água antes ou durante a refeição tendem a comer menos, mas não há evidências a longo prazo desse efeito.

Só que a água realmente ocupa espaço no estômago, o que pode gerar uma sensação de saciedade. Se você sente isso e está de dieta, pode continuar.

Agora, se a ingestão água no mesmo momento da alimentação faz você se sentir estufado, pode deixar a hidratação para outra hora.

Continua após a publicidade

A dica é mastigar e beber água devagar, para garantir uma boa digestão.

Lembrete: refrigerante não é água

Vale um alerta: essas conclusões são válidas para a água, mas não para bebidas açucaradas como refrigerantes. O consumo de bebidas açucaradas, além de trazer efeitos negativos a longo prazo, como obesidade e problemas de metabolismo, pode afetar a ingestão de nutrientes durante as refeições, assim como aumentar as calorias totais.

Sucos naturais, sem açúcar, são bem vindos como acompanhamento para as refeições.

 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.