Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Dor no estômago: 6 possíveis causas para o problema

Sintoma de diferentes questões de saúde, desconforto estomacal deve receber atenção médica quando se torna recorrente

Por Maurício Brum
27 ago 2024, 11h44
dor-no-estomago-dor-de-barriga
Dor no estômago ocorre por motivos variados, de maior ou menor gravidade (stockking/Freepik)
Continua após publicidade

A dor no estômago é uma situação relativamente comum na vida de qualquer pessoa. Mas comum não quer dizer normal: ela pode ser sintoma de problemas sérios e, caso ocorra de forma repetida, exige atenção médica.

Confira alguns dos motivos mais frequentes para esse incômodo surgir.

1. Refluxo

Problemas de acidez estomacal que costumam ocorrer logo após a alimentação, levando a sensação de queimação e peso, costumam produzir o refluxo. Além da dor no próprio estômago, esse retorno do conteúdo do estômago também fere o esôfago, podendo produzir uma esofagite.

+Leia também: Refluxo tem conserto

2. Gastrite

Uma inflamação que atinge diretamente a mucosa do estômago, a gastrite pode ocorrer por motivos diferentes, desde questões emocionais até o etilismo. Uma das causas mais comuns é a infecção pela bactéria Helicobacter pylori.

Continua após a publicidade

3. Úlceras estomacais

Quando os problemas na mucosa estomacal se tornam recorrentes e mais profundos, o que era uma gastrite pode evoluir para a formação de úlceras. A úlcera estomacal, também chamada de úlcera gástrica ou péptica, tem relação com a própria infecção pela H. pylori ou com hábitos alimentares.

+Leia também: Conheça os medicamentos e alimentos que podem piorar a gastrite

4. Gastroenterite

Apesar do nome parecido com a gastrite, a gastroenterite é um problema que vai além do estômago, afetando também o intestino. O problema geralmente ocorre pelo contágio por vírus e bactérias que atingem o sistema digestivo, muitas vezes relacionadas a uma infecção alimentar.

5. Uso de medicamentos

Alguns remédios podem afetar o revestimento interno do estômago, reduzindo sua proteção diante dos ácidos gástricos, o que aumenta a propensão a dores. O uso recorrente de fármacos como o ibuprofeno está associado a esse incômodo. Uma das recomendações para reduzir a chance de ter o problema é evitar tomar os remédios com a barriga vazia.

Continua após a publicidade

6. Problemas nos órgãos ao redor

Por vezes, a sensação de dor no estômago nem sempre está relacionada a um incômodo que ocorre diretamente nele. Inflamações agudas como a pancreatite ou o aparecimento de uma pedra na vesícula podem causar dores abdominais que irradiam ou são confundidas com dores estomacais.

O que fazer em caso de dor no estômago

Alguns medicamentos vendidos sem prescrição médica costumam ser empregados rotineiramente para aliviar dores estomacais, mas o ideal é sempre procurar orientação médica caso você tenha esse incômodo com frequência.

A repetição da dor pode ser sinal de alguma questão de fundo que não está sendo adequadamente tratada – ou, até mesmo, de problemas mais sérios, como um câncer de estômago. O médico mais indicado para diagnosticar com precisão o motivo das dores é o gastroenterologista.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.