Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Contraceptivo ligado a menor risco de trombose é aprovado no Brasil

Medicamento é o primeiro a utilizar um tipo diferente de hormônio, mais de 50 anos depois do surgimento das pílulas anticoncepcionais

Por Chloé Pinheiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 jun 2023, 14h13
medicina-contraceptivo-pilula
Em estudos, ele demonstrou ter menos impacto sobre o sistema circulatório (Foto: Dercílio/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a comercialização do Nextela, um contraceptivo de uso oral à base de estretol e drospirenona, substâncias que simulam a ação de hormônios femininos no corpo.

Sua principal vantagem seria reduzir o risco de formação de coágulos no sangue, um evento adverso conhecido da categoria que pode resultar em casos de trombose.

“Nos estudos de fase 3, que antecedem a aprovação, não houve incidentes do tipo, e os exames de sangue indicaram menos efeitos na coagulação sanguínea”, diz o ginecologista César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB).

+ Leia também: Há um anticoncepcional ideal para cada mulher?

Pesquisas de longo prazo e o acompanhamento do uso na vida real devem confirmar essas vantagens, mas a novidade já anima. “Nas últimas décadas, reduzimos significativamente o risco de trombos associados aos contraceptivos, mas ele ainda existe”, comenta Fernandes.

Continua após a publicidade

A nova pílula deve estar disponível no Brasil em 2024, depois de passar pela análise da câmara que determina o preço dos medicamentos.

Como funciona o Nextela

Ele tem a mesma função dos estrogênios já usados em outras pílulas: barrar a ovulação. Em estudos, teve a mesma eficácia das fórmulas clássicas.

É considerado inovador por alguns motivos. Além do impacto menor na coagulação sanguínea, as pesquisas demonstraram menos alterações de peso e efeito neutro sobre as mamas.

Continua após a publicidade

O hormônio estretol original é um tipo de estrogênio produzido pelo fígado do feto humano durante a gestação. Essa é uma versão sintética desenvolvida em laboratório.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.