Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cisto de Baker: o que é e como surge a bolsa dolorosa atrás do joelho

Problemas nas articulações provocam acúmulo de líquido que prejudica os movimentos

Por Maurício Brum
31 ago 2024, 09h31
cisto-de-baker-joelho
Cisto provoca dores e rigidez no joelho afetado (jcomp/Freepik)
Continua após publicidade

O cisto de Baker, também chamado de cisto poplíteo, é uma pequena bolsa cheia de fluido que aparece na parte de trás do joelho. Ele pode causar um desconforto crônico se não for identificado e tratado adequadamente.

Na prática, o problema aparece quando o chamado líquido sinovial não faz o caminho até a articulação do joelho como deveria, acumulando-se na bolsa que se torna o cisto. O líquido sinovial é um fluido visualmente semelhante a uma clara de ovo que tem a função de lubrificar as articulações do corpo, evitando o desgaste durante os movimentos.

+Leia também: Mulheres são mais suscetíveis a sofrer com lesões no joelho

Por que o cisto de Baker ocorre?

O cisto pode ser congênito, manifestando-se quando a pessoa ainda é criança, ou surgir como consequência de desgastes ao longo da vida. Ele pode ocorrer em qualquer idade, mas, em geral, se o problema não ocorreu na infância, o mais provável é que ele só surja depois dos 35 anos.

Razões de fundo que levam ao acúmulo do líquido sinovial atrás do joelho incluem problemas como a artrose, lesões de menisco, e inflamações de modo geral que acabam afetando essa parte do corpo.

Continua após a publicidade

Quais são os sintomas?

Muitas vezes, o cisto de Baker acaba sendo identificado antes de gerar sintomas perceptíveis, mas o quadro pode levar a desconfortos recorrentes como:

  • rigidez no joelho
  • dor ao tentar movimentar o joelho
  • inchaço na parte de trás do joelho

Em alguns casos, o cisto pode ser confundido com outros problemas como uma trombose venosa profunda, então é importante ter certeza do diagnóstico. Além de um exame físico, é comum que os médicos solicitem uma ressonância magnética para avaliar as articulações do joelho.

Como tratar?

O desconforto causado pelo cisto de Baker costuma ser tratado com anti-inflamatórios e analgésicos, além de um procedimento que aspira o líquido para “esvaziar” o cisto. Mas são soluções paliativas: é preciso identificar e atacar, também, as causas de fundo.

Com frequência, o caminho é uma cirurgia. O tipo específico de operação varia conforme o tipo de problema que afeta o joelho.

Continua após a publicidade

Em geral, especialmente quando o cisto afetou a capacidade de movimentação, o período de recuperação também costuma envolver um período de fisioterapia.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.