Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Adenoide: o que é essa glândula e quando é preciso removê-la?

Assim como as amígdalas, as glândulas adenoides ajudam a defender o corpo de germes, mas podem trazer incômodo caso fiquem inflamadas

Por Valentina Bressan
10 set 2024, 18h00
adenoide-tratamento-sintomas
Embora as adenoides fiquem atrás da entrada nasal, mais acima, a suspeita pode surgir com uma dor de garganta (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Apesar de serem estruturas pequenas, as adenoides podem ser fonte de dor e de problemas de saúde quando inflamadas. As glândulas ficam localizadas atrás da passagem nasal e fazem parte do sistema imune e linfático.

Assim como as amígdalas, as adenoides ajudam a combater bactérias e vírus que entram no corpo pelo nariz ou pela boca, e também atuam na produção de anticorpos. A inflamação crônica das adenoides pode causar hipertrofia – ou seja, o crescimento excessivo do tecido das glândulas.

A inflamação – que leva à indicação de cirurgia – afeta principalmente crianças. As adenoides começam a encolher por volta dos 8 anos de idade e desaparecem até a idade adulta, quando o sistema imune já está formado e o corpo tem outras ferramentas para combater infecções.

+Leia também: O que causa dor de garganta?

Quais os sintomas de adenoide inflamada?

A inflamação das adenoides costuma ocorrer de forma secundária a outro problema de saúde, como infecções virais e bacterianas, alergia e contato com compostos irritantes às vias nasais. O refluxo gastroesofágico é estudado como outro fator que leva à inflamação.

Como a inflamação crônica leva à hipertrofia das glândulas, a maioria dos sintomas relacionados à inflamação das adenoides são respiratórios, já que os tecidos passam a obstruir as vias respiratórias.

Continua após a publicidade

Além dos sintomas específicos destas condições primárias – como a febre, em caso de infecções –, a inflamação da adenoide deve ser investigada caso apareçam os seguintes sintomas:

  • Dificuldade para respirar pelo nariz;
  • Infecções respiratórias frequentes;
  • Apneia do sono;
  • Ronco;
  • Otite;
  • Infecções no ouvido frequentes;
  • Sangramento nasal;
  • Sinusite;
  • Alergias;
  • Dor de garganta;
  • Congestão nasal;
  • Mau hálito.

Diagnóstico de problemas nas adenoides

Um médico otorrinolaringologista pode diagnosticar a inflamação das adenoides. A avaliação costuma ser clínica, mas também pode se apoiar em exames de imagem – como raio X, tomografia, endoscopia nasal e ressonância magnética – e culturas bacterianas.

Continua após a publicidade

É importante descartar outras condições, como presença de pólipos nasais, quadro de rinossinusite ou anomalias congênitas das vias respiratórias. Em adultos, a inflamação das adenoides pode ser sinal de condições mais graves, como linfoma, HIV ou tumor no trato respiratório.

Caso não seja tratada, a inflamação crônica das adenoides em crianças pode causar problemas no desenvolvimento da fala e perda auditiva devido às infecções constantes nos ouvidos. Pode ocasionar também respiração bucal crônica e afetar a arcada dentária.

Quando a cirurgia é necessária?

O tratamento depende de condições subjacentes à inflamação das adenoides. Se o inchaço das glândulas estiver relacionado a infecções, antibióticos podem ser receitados. Caso se tratem de alergias, anti-histamínicos e anti-inflamatórios podem bastar como tratamento.

Continua após a publicidade

A cirurgia de remoção das adenoides é recomendada quando as inflamações sejam crônicas e acarretam problemas respiratórios.

Em geral, as adenoides são removidas junto das amígdalas, já que infecções costumam afetar ambas as estruturas simultaneamente. A cirurgia é considerada simples, mas o prognóstico depende de fatores individuais de cada paciente e deve ser avaliado pela equipe médica.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.