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Um treino para emagrecer na menopausa

Depois desse período, fica um pouco mais difícil manter a forma. Mas um tipo de atividade física vem ajudar

Por Theo Ruprecht 24 set 2019, 10h10

A queda na produção hormonal típica da menopausa e o envelhecimento em si aceleram a perda de musculatura e o acúmulo de gordura na barriga. Esse processo, no entanto, pode ser contido com sessões na academia. E o chamado sprint interval training (SIT) — ou treinamento de tiros intervalados, em tradução livre — começa a se destacar entre as modalidades.

Em uma pesquisa da Universidade de New South Wales, na Austrália, 20 mulheres experimentaram o método por oito semanas. “Nesse curto espaço de tempo, elas já ganharam massa magra e perderam gordura”, relata a fisiologista Yati Boutcher, responsável pelo achado.

No entanto, é cedo para eleger essa prática como a ideal para a pós-menopausa. O mais importante para manter a forma física é sair do sedentarismo mesmo.

O que é o SIT?

Ele basicamente alterna momentos pegados com outros mais levinhos

Esforço máximo: após um aquecimento, dê tiros bem rápidos de corrida ou bicicleta por aproximadamente 20 a 30 segundos.

Recupere o fôlego: diferentemente de outros treinos intervalados, este dá mais tempo para o descanso. Baixe o ritmo por 2 a 4 minutos.

E lá vamos nós de novo: repita o processo. A quantidade de repetições varia para cada um.

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