saudeLOGO Created with Sketch.

Pratique tai chi chuan para combater a fibromialgia

Estudo mostra que essa prática milenar é tão ou mais benéfica que os exercícios aeróbicos tradicionais no alívio da dor e de outros sintomas

A atividade física em geral tem papel fundamental no tratamento da fibromialgiadoença cujo principal sintoma é a dor espalhada pelo corpo, sem motivo aparente. Porém, um estudo do Hospital Universitário da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, revelou que o tai chi chuan é especialmente positivo, mesmo quando comparado aos exercícios aeróbicos

Os cientistas avaliaram, por 52 semanas, 226 pacientes que não experimentaram o tai chi ou qualquer tipo de tratamento alternativo nos seis meses anteriores e que sentiam dores crônicas, em média, há nove anos.

Aí, 151 voluntários ficaram de praticar a arte marcial por 12 ou 24 semanas, podendo escolher ainda se iriam para a aula uma ou duas vezes a cada sete dias. Os outros 75 passaram a realizar exercícios aeróbicos duas vezes por semana, durante oito meses.

Antes de começarem a rotina de treinos, todos responderam um questionário sobre o impacto da fibromialgia na vida – e voltaram a preenchê-lo outras três vezes até o fim do experimento. Cabe destacar que esse método é usado para avaliar o grau de sintomas físicos e psicológicos do transtorno, como intensidade da dor, função física, fadiga, depressão, ansiedade e bem-estar no geral.

A boa notícia é que, ao final de 52 semanas, todos os participantes apresentaram melhoras. Em outras palavras, enfrentar o sedentarismo ajuda a combater a fibromialgia.

Mas… o tai chi alcançou uma pontuação significativamente maior no geral. E mais: quem optou por praticar a arte marcial por 24 semanas colecionou benefícios adicionais em comparação com os indivíduos que pararam nas 12 semanas. Por outro lado, não houve grande diferença entre aqueles que reservaram um dia ou dois na agenda para essa atividade física.

Como tratar a fibromialgia

O tratamento é baseado em remédios e psicoterapia. Contudo, modalidades aeróbicas, como caminhada, natação, ciclismo e dança normalmente são indicadas para alívio dos sintomas. Os exercícios melhoram o condicionamento físico, aumentam o ânimo, auxiliam na diminuição da rigidez muscular e reduzem as dores.

Apesar de todos esses benefícios, as pessoas sentem dificuldade de transformar essa prática em hábito, já que precisam vencer a dor física e o desânimo causados pela fibromialgia. Por ser mais leve e oferecer um forte componente mental, o tai chi seria uma boa alternativa.

Independentemente da atividade escolhida, o importante é não deixar de conversar com o médico e um profissional de educação física para ajustar a intensidade do treinamento – cargas mais pesadas podem intensificar os incômodos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s