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Pés em forma

Exercitá-los é o primeiro passo para evitar lesões no corpo todo

Os pés são muito negligenciados pela população e, às vezes, até pelos profissionais de saúde. “Ainda há uma tendência em procurar a origem de um problema no local da queixa. Por exemplo: dores no joelho são vistas apenas como sinais de uma alteração no joelho”, contextualiza o fisioterapeuta Sérgio Teixeira de Fonseca, diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. “Mas boa parte das lesões dessa articulação surge em razão de disfunções dos pés”, completa. Ou seja, o estopim desse e de vários outros incômodos pode estar escondido dentro do seu sapato.

Quem recentemente chamou a atenção para o tema foi um grupo de pesquisadores americanos chefiados pela fisioterapeuta Irene Davis, diretora do Spaulding National Running Center, ligado à Universidade Harvard. Eles revisaram uma série de estudos e publicaram um artigo mostrando que, quando vigorosa, a musculatura dos pés garante um andar eficiente e suave. E isso porque ela auxilia a sustentar aquele arco localizado entre o calcanhar e os dedos. No levantamento americano, os estudiosos propõem um exercício específico para os pés (veja na galeria a seguir). Segundo eles, quatro semanas da prática já começam a reforçar o arco e, assim, afastariam contusões. A quantidade e a frequência exatas desse treinamento não foram definidas – vale, portanto, discutir sobre o assunto com um especialista.

Ginástica para os pés

Um simples exercício que trabalha os músculos da região promete afugentar lesões