Pode chamar de mesa flexora ou mesa romana, com qualquer um desses nomes vai ter gente querendo pular este aparelho na hora de treinar.
Mesmo que não seja a mais querida entre as máquinas da academia, a mesa flexora costuma dar as caras nos treinos de perna, principalmente naqueles focados na posterior da coxa e nos glúteos.
+Leia também: Flexibilidade é vida: conheça o poder dos exercícios que alongam o corpo
Como funcionam os exercícios na mesa flexora?
Os movimentos realizados na mesa flexora consistem numa flexão da coxa, focado em exercitar os músculos isquiotibiais, outro nome dado ao posterior da coxa, que se estende da parte de trás do joelho até logo abaixo do glúteo.
Esse grupo muscular é responsável por auxiliar na sustentação em atividades diárias, como caminhada, e na prática esportiva, dando maior resistência durante as corridas necessárias em algumas modalidades.
Assim como a cadeira extensora, o treino na mesa romana também pode ser feito de forma unilateral (com apenas uma perna). É pouco comum, mas é um recurso importante na hora de corrigir um desequilíbrio de força existente de uma perna para outra.
Quais são os benefícios da mesa flexora?
Ao fortalecer os isquiotibiais, você também tende a melhorar a sustentação durante as atividades do dia a dia, como caminhar, correr, flexionar e agachar. A mesa flexora auxilia no equilíbrio de forças entre a anterior (frontal) e posterior da coxa, o que reduz os riscos de estiramentos e outros tipos de lesões musculares.
Alguns exercícios atuam de forma semelhante na musculatura, como é o caso do agachamento e do stiff com halteres, mas impõem uma carga na coluna também. Por ter o apoio da máquina, a mesa flexora acaba sendo uma alternativa interessante para pessoas com enfermidade na coluna ou que estejam em processo de reabilitação muscular.
A mesa romana também trabalha os glúteos, mesmo que em escala menor que outros grupos musculares.
Como executar corretamente os exercícios na mesa flexora?
Separamos aqui algumas dicas:
Mantenha o posicionamento
A maneira correta de se posicionar é ficar de bruços no aparelho, com o peito e a coxa sempre colados na base da mesa, deixando os joelhos para fora e alinhados ao eixo da máquina. Não esqueça de deixar os pés com 90° em relação ao restante da perna!
Cadenciar o movimento
A execução é simples: flexionar a coxa, levando os calcanhares em direção ao bumbum e retornar a posição de forma cadenciada. O retorno mais lento que a puxada é essencial para tensionar o músculo por mais tempo.
Sem levantar o bumbum
O tronco inteiro deve ficar junto do suporte da mesa. Se você está levantando os glúteos, mesmo que sem querer, o exercício não vai ser tão eficiente como esperado. Tente diminuir a carga para facilitar a execução.
Ficou com alguma dúvida ou sente dificuldade de executar durante os treinos? Não deixe de pedir auxílio aos instrutores da academia!