Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99

Faz sentido tomar creatina sem treinar? Entenda se há benefícios

Suplemento é recomendado para ganho de massa muscular, mas nem todas as vantagens ocorrem sem exercício físico

Por Thiago Müller
4 abr 2025, 14h23
Colher de plástico contendo suplemento de creatina
Creatina é um composto naturalmente produzido pelo organismo a partir de aminoácidos (Foto: HowToGym/Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade

A creatina é um dos compostos mais estudados para aumentar o desempenho no treino e, assim, contribuir para o ganho de massa muscular.

Mesmo que seja um dos suplementos mais falados e vendidos dentro do mundo fitness, ele também é oferecido por vezes como um aliado milagroso para qualquer pessoa. Só que, para obter o máximo de benefícios, não adianta ficar sem treinar.

Primeiro, vale entender como funciona a creatina. Essa substância vem da síntese de três aminoácidos produzidos nos rins, fígados e pâncreas, que formam fosfocreatina nos músculos. Essa fosfocreatina é usada para aumentar a capacidade do organismo de utilizar ATP (trifosfato de adenosina), que é uma fonte de energia do músculo.

A substância é encontrada naturalmente em carnes e peixes. Porém, a quantidade que o corpo consegue retirar desses alimentos é muito inferior ao que se obtém no produto sintético, daí a vantagem suplementação. Na prática, a creatina permite fazer exercícios mais pesados por mais tempo, já que dá ao músculo uma maior reserva energética disponível.

+Leia também: Qual o melhor suplemento para ganhar massa muscular?

Mas afinal: há uma vantagem para quem não treina?

A creatina envolve o aumento de potência muscular. Armazenar ATP dentro das células representa um papel importante quando se trata de produção de energia e deixar o “estoque” dessa substância alto dentro do músculo.

Continua após a publicidade

Vale reforçar: por definição, esses benefícios só são usufruídos em sua plenitude quando a pessoa exercita os músculos . Ou seja, quando ela treina. Mas pode haver vantagens modestas para quem não frequenta a academia. Alguns estudos sugerem, por exemplo, que a creatina pode aumentar o limite de fadiga em um trabalho físico extenuante, melhorando a força e a capacidade funcional de quem usa o suplemento.

O suplemento também poderia ajudar vegetarianos e idosos a compensar, respectivamente, uma possível escassez de proteínas na dieta e a perda natural de músculos que ocorre com a idade, a chamada sarcopenia. No entanto, esses benefícios foram encontrados com o uso da creatina junto da atividade física, não de forma isolada.

Cognição e prevenção da perda muscular

Um argumento frequentemente utilizado é o de que a creatina influenciaria beneficamente no raciocínio. Outra vez, pesquisas sugerem que pode haver um ganho para vegetarianos e idosos em questões de memória de curto prazo e alguns exercícios de raciocínio, mas outros grupos não tiveram vantagens significativas.

Continua após a publicidade

No caso de pessoas mais velhas, estudos mostram que eles precisam de energia adicional para completar tarefas cognitivas. A quantidade necessária dessa energia apresentou diminuição em alguns testes com a creatina.

Possíveis efeitos colaterais

Boa parte dos estudos buscando os benefícios da creatina na ausência de uma atividade física mais intensa foram feitos com altas dosagens.

Mesmo que o suplemento seja relativamente seguro, altas doses podem levar a incômodos como desconfortos intestinais, além de representar um desperdício de dinheiro pelos resultados tímidos em quem não treina.

Continua após a publicidade

Para reduzir as chances de qualquer complicação ou perda de tempo, o início da suplementação deve ser feito com orientação profissional, preferencialmente, aliado a uma rotina de exercícios, além de alimentação adequada.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.