PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Corrida foi o esporte que mais cresceu no mundo em 2024, diz relatório

No Brasil, grupos de corrida cresceram mais de 100% no último ano, segundo levantamento com usuários do app Strava

Por Maurício Brum
4 dez 2024, 15h43
corrida-atividade-fisica
Corridas em grupo ganharam proeminência em 2024 (Tong Su/Unsplash)
Continua após publicidade

Um levantamento anual divulgado pelo aplicativo de atividades física Strava concluiu que a corrida foi o esporte “social” que mais cresceu no mundo em 2024, com um grande aumento no número de pessoas que a praticam em grupo.

No Brasil, esse incremento foi ainda mais notável na base de dados do app, com o total de praticantes crescendo em 109%, quase o dobro da média mundial, que ficou em 59%.

Os dados do Year In Sport: Trend Report também ajudaram a decifrar outras tendências por trás do exercício físico. Compilando informações de 135 milhões de usuários do aplicativo em 190 países e realizando questionários com 5 mil deles, o estudo demonstrou que a formação de conexões sociais através do esporte ajudou a popularizar ainda mais a corrida.

A pesquisa também conclui que os praticantes também estão mais conscientes sobre a necessidade de “dar um tempo” e repousar melhor entre uma sessão e outra.

Conexões sociais valorizadas

Entre os grandes achados do relatório, aparece o impacto dos clubes de corrida como um incentivo para que mais pessoas saiam de casa e se movimentem. Em 2024, a formação de conexões sociais foi um dos pontos mais citados pelos usuários como motivação para se exercitar.

Continua após a publicidade

Segundo o levantamento, além do aumento de 59% na participação em grupos dedicados à corrida, 58% das pessoas dizem que fizeram novos amigos nos grupos em que praticam atividade física.

Além de incentivar mais gente a se mexer, treinar de forma coletiva também ajudou a tornar as sessões mais duradouras: em média, quando um exercício foi feito em grupos de 10 pessoas ou mais, o tempo dedicado à atividade foi 40% maior do que quando ela é praticada solitariamente.

+Leia tambémCorre Kilombo: conheça um coletivo de corrida voltado às pessoas negras

Continua após a publicidade

Descanso ganhou ênfase na rotina

A pesquisa também revelou que cada vez mais pessoas vêm buscando equilibrar os treinos com períodos de recuperação, diminuindo o foco em uma rotina mais exaustiva de exercícios.

De acordo com o levantamento, uma em cada cinco sessões de atividades foram definidas como “micromovimentos“, com duração inferior a 20 minutos.

Já para quem está se preparando para atividades particularmente extenuantes, como uma maratona, o Strava também detectou uma prioridade dada à capacidade de recuperação. Em média, nas 16 semanas prévias a corrida, 51% dos dias foram dedicados ao descanso ou à recuperação.

Continua após a publicidade

A pesquisa conclui que essas estratégias têm ajudado a tornar as rotinas de exercícios mais sustentáveis.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.