Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Agachamento sumô: exercício fortalece quadris, pernas, glúteos e core

Essa variação de agachamento ajuda na manutenção da postura e no fortalecimento dos membros inferiores. Conheça os benefícios e a maneira correta de executar

Por Clarice Sena
11 mar 2025, 11h58
agachamento-sumo
Essa variação exige que os pés fiquem bem apontados para fora (yanalya/Freepik)
Continua após publicidade

Os exercícios de agachamento são excelentes para o fortalecimento da postura e da musculatura dos membros inferiores. A longo prazo, também beneficiam os idosos para a prática de atividades do cotidiano, como sentar-se e levantar-se de uma cadeira ou ir ao banheiro.

Enquanto o agachamento comum beneficia os músculos do core e da lombar, o agachamento sumô tem as mesmas vantagens, mas com foco nas panturrilhas, glúteos e músculos posteriores das coxas.

+Leia também: Calistenia ajuda no emagrecimento? Conheça 5 benefícios da prática

Os benefícios do agachamento sumô

O agachamento sumô ajuda a tonificar a articulação envolvida na rotação do quadril, o que proporciona mobilidade e força. O exercício trabalha os quadríceps, responsáveis por estender os joelhos e levantar o corpo, e os músculos isquiotibiais, usados para estabilizar os joelhos durante a descida e a subida.

O sumô também ajuda a tonificar os músculos do core, fortalecendo e melhorando a postura. Por isso, o exercício também é um ótimo aliado para quem deseja aumentar a potência de exercícios de força, como os levantamentos de peso.

Na hora de praticar o exercício, os pés devem estar voltados para fora e bem mais afastados do que na posição para um agachamento tradicional. Aumentando a amplitude é possível ampliar a carga. Você pode começar com o sumô normalmente e depois praticar variações com halteres, barra e afins.

+Leia também: Como mudei minha vida fazendo crossfit

Como fazer o agachamento sumô corretamente?

Confira os passos:

Continua após a publicidade

1) Em pé, abra as pernas de modo que os pés fiquem afastados na largura dos ombros e a ponta dos pés aponte ligeiramente para fora. O tronco deve estar levemente inclinado para frente, com ombros relaxados e o peito estufado.

A cabeça deve permanecer erguida e olhando para frente, evitando direcionar o corpo para baixo.

2) Seguindo a inclinação do tronco, mantenha o quadril para trás. Com os braços levemente posicionados além da largura dos ombros, deixe os antebraços flexionados e as mãos unidas em frente ao peito.

Em variações com pesos, os braços devem permanecer colados ao corpo e as mãos em frente ao quadril, direcionando o equipamento para baixo.

Continua após a publicidade

3) Faça a descida lentamente, dobrando quadris e joelhos, contraindo a musculatura das coxas e os glúteos. Desça o máximo que puder.

4) Para subir, pressione os calcanhares com firmeza contra o chão para ganhar impulso. Em uma das variações do exercício, nessa hora você pode executar um pulo para retornar à posição inicial.

5) Depois de subir, as pernas devem estar esticadas e a posição deve ser igual à do início. Preste atenção para não sobrecarregar as costas.

Após a prática do sumo, dependendo da sua familiaridade com a prática, é possível sentir que a articulação dos joelhos foi sobrecarregada. Caso isso aconteça, faça repouso e aplique gelo para aliviar as dores. Também é importante sempre consultar um especialista antes de iniciar qualquer exercício.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.