Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Dor lombar: 6 hábitos mais prejudiciais do que “má postura”

Jeito de sentar fica em segundo plano como causa do incômodo, afirmam estudos. Há fatores muito mais relevantes que costumam ser negligenciados

Por André Mansano, médico intervencionista da dor*
4 nov 2024, 10h36
dor-lombar-tratamento-lombalgia
A lombalgia é um tipo de dor relativamente comum na população (Ilustração: Veja Saúde/Veja Saúde)
Continua após publicidade

Por muitos anos, a má postura foi considerada a principal causa da dor lombar. Campanhas educativas ensinaram as pessoas a manterem a coluna ereta, a sentarem-se corretamente e a evitarem curvar-se. No entanto, pesquisas recentes indicam que a relação entre postura e dor lombar não é tão direta quanto se pensava.

De fato, estudos mostram que pessoas com posturas “incorretas” não necessariamente sofrem mais do que aquelas com posturas consideradas “corretas”. Isso sugere que outros fatores podem ter um papel mais importante.

Vamos, a seguir, conhecer mais sobre eles.

Sedentarismo

Um dos fatores mais importantes para a saúde da coluna é a prática regular de exercícios. O fortalecimento dos músculos que suportam a coluna, como os músculos abdominais e dorsais, ajuda a manter a estabilidade da coluna e a prevenir lesões.

Além disso, exercícios aeróbicos, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta, melhoram a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, o que é essencial para a recuperação e manutenção da saúde muscular.

Excesso de peso

Outra questão fundamental é o peso. Os quilos a mais são um dos maiores inimigos da coluna vertebral. Quando carregamos mais peso do que o nosso corpo foi projetado para suportar, sobrecarregamos as articulações, os músculos e, especialmente, a lombar.

Continua após a publicidade

A gordura abdominal, em particular, pode puxar a coluna para frente, alterando a postura natural do corpo e contribuindo para a dor lombar. E o sobrepeso não atua apenas de forma mecânica, hoje sabemos que o excesso de gordura aumenta o nível de substâncias inflamatórias no organismo.

+Leia tambémQueixas de dor nas costas aumentaram no mundo, revela estudo

Alimentação inadequada

Dietas pobres em nutrientes podem influenciar na saúde da coluna. Por outro lado, alimentos ricos em cálcio, como laticínios e vegetais verdes, ajudam a manter os ossos fortes.

A vitamina D, obtida através da exposição ao sol ou de suplementos (apenas em alguns casos) , é essencial para a absorção de cálcio. Além disso, uma dieta rica em antioxidantes, presentes em frutas, vegetais e outros alimentos, pode reduzir a inflamação, que é uma das principais causas de dor nas costas.

Continua após a publicidade

Sono ruim

A qualidade do sono é fundamental para a recuperação do corpo. Um sono inadequado pode aumentar os níveis de estresse e a sensibilidade à dor, criando um ciclo vicioso que perpetua o desconforto.

+Leia tambémComo fazer higiene do sono: 8 passos para dormir melhor já

Estresse alto

O estresse crônico pode causar tensão muscular, especialmente na região das costas, e é um fator de risco significativo para a dor lombar. Quando estamos estressados, tendemos a contrair os músculos involuntariamente, o que pode levar ao desconforto.

Técnicas de relaxamento, como ioga, meditação e exercícios de respiração, são eficazes para reduzir o estresse e, consequentemente, a tensão muscular.

Continua após a publicidade

Cigarro

Poucos sabem, mas quem fuma tem 4 vezes mais chances de ter hérnia de disco e precisar de uma cirurgia na coluna. Isso acontece porque o tabagismo acaba prejudicando a circulação sanguínea de todo o corpo, inclusive das estruturas da coluna vertebral.

Uma abordagem holística para cuidar das costas

Embora seja importante manter uma boa postura, especialmente durante atividades que exigem esforço físico, ela por si só não é suficiente para garantir a saúde da coluna.

Adotar uma abordagem holística, que inclua a prática regular de exercícios, uma alimentação saudável, o controle do peso, a gestão do estresse e um sono adequado, é a melhor maneira de prevenir e tratar a dor lombar.

Em outras palavras, focar exclusivamente na postura é uma visão limitada. Para manter a coluna saudável e livre de dores, é essencial cuidar do corpo como um todo.

*André Mansano é médico intervencionista da dor com pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.