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É melhor comer mamão com ou sem sementes? E a casca?

Dessa fruta, tudo se aproveita. Saiba como garantir seus benefícios à saúde

Por Vand Vieira 6 nov 2017, 18h30

Muito se ouve sobre os atributos da polpa do mamão. Mas desta vez foram as sementes que despertaram a curiosidade do leitor João Luiz Nicolao: será que perdemos nutrientes importantes ao deixá-las de lado?

Para a nutricionista Natália Rodrigues, da ONG Banco de Alimentos, em São Paulo, faltam pesquisas relacionadas a essa parte específica da fruta. “No entanto, acredita-se seja uma ótima fonte de fibras, ampliando a saciedade e auxiliando no funcionamento do intestino”, diz.

O ponto é que a mastigação seria essencial na absorção dessas fibras. “Uma boa dica é assá-las e consumi-las como petisco”, ensina Natália. Se o gosto amargo for um problema, experimente triturá-las e incrementar iogurtes e saladas de frutas, por exemplo.

A casca, por sua vez, merece ainda mais destaque. “Ela reúne uma quantidade maior de proteínas, fibras, potássio e fósforo do que a polpa“, explica Natália. Se quiser sair do óbvio na cozinha, vale inclui-la em sucos, vitaminas e receitas de bolo.

E a polpa do mamão?

Além das fibras, ela é rica em papaína. Essa substância ajuda a digerir as proteínas, melhorando o seu aproveitamento e facilitando ainda mais o trânsito intestinal. A polpa ainda carrega doses de vitamina C. É, realmente vale a pena aproveitar tudo dessa fruta.

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