Descontaço! Revista em Casa por R$ 9,90
Imagem Blog

Alimente-se

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Comer é muito mais do que ingerir nutrientes. Na receita de uma alimentação equilibrada, também há ingredientes comportamentais, emocionais, culturais e ambientais, como mostra a nutricionista Lara Natacci

É verdade que açúcar vicia? Saiba o que diz a ciência

Essa é uma dúvida que muita gente tem e que divide opiniões até entre os próprios cientistas

Por Lara Natacci
20 ago 2024, 10h10
acucar-vicia
Há muita discussão em torno do potencial vício gerado pelo açúcar (Foto: Tomás Arthuzzi/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Você já se perguntou se o açúcar pode viciar? Na internet, há muito conteúdo afirmando que sim, mas não é tão simples assim.

Alguns estudos sugerem que o açúcar pode mexer com nosso cérebro de um jeito parecido com as drogas, liberando substâncias que nos dão prazer e nos fazem querer mais, como opioides e dopamina. Isso explicaria por que às vezes sentimos uma vontade irresistível de comer doces, mesmo quando já estamos satisfeitos.

Mas calma! Outros estudos mostram que a história pode não ser bem essa, e que os mecanismos seriam diferentes. A verdade é que a relação entre o açúcar e o vício ainda está sendo estudada e não há um consenso entre os cientistas.

O que sabemos ao certo?

O açúcar em excesso pode fazer mal. Independentemente de viciar ou não, o excesso de açúcar está ligado ao aumento do peso, que pode ser uma das portas de entradas para o diabetes, doença cardiovascular e até mesmo alguns tipos de cânceres.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o açúcar não deve ultrapassar 10% das calorias que consumimos por dia. Para uma pessoa que come 2000 calorias, isso equivale a cerca de 50 gramas de açúcar, o que dá mais ou menos 3 colheres de sopa ou 10 colheres de chá de açúcar, ou ainda 6 biscoitos recheados, 400ml de um néctar de fruta ou refrigerante normal.

Continua após a publicidade

Alguns detalhes importantes, segundo pesquisa do ministério da saúde:

  • 85,4% da população brasileira coloca açúcar em alimentos e bebidas.
  • 64% do consumo de açúcar vem da adição direta, enquanto o restante (36%) está presente nos alimentos industrializados.

+ Leia também: Terrorismo nutricional: por que demonizamos certos alimentos?

Continua após a publicidade

Vamos de equilíbrio

Uma dieta balanceada é a chave.

Em vez de ficarmos obcecados com um único alimento, que tal nos preocupar em termos uma alimentação variada e saudável, com frutas, legumes, verduras, leguminosas, sementes oleaginosas, cereais integrais, carnes e laticínios magros?

E em vez de ficarmos preocupados com um suposto potencial aditivo, que mantenhamos a mente saudável, combinando uma boa dieta com outros hábitos, como exercícios físicos frequentes, sono adequado e gestão do estresse.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.