Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 5,90/mês

Sashimis de atum e salmão: saiba qual é mais saudável

Eles carregam boas doses de proteína, vitaminas e minerais. Conheça as vantagens de cada uma dessas versões do prato japonês

Por Thaís Manarini - Atualizado em 4 Maio 2018, 10h08 - Publicado em 28 out 2014, 22h00

Qualquer restaurante japonês que se preze oferece fatias de salmão e atum crus, os famosos sashimis. Pois trate de aproveitá-los. “Eles são nutricionalmente excelentes”, afirma a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya, de São Paulo. Para começo de conversa, ambos os peixes têm ômega-3, gordura boa que ajuda a evitar o acúmulo de placas nas artérias.

Quem preferir as lâminas de salmão também vai brindar o corpo com vitamina A, protetora da visão, e potássio, mineral que derruba a pressão arterial. Já os fãs de atum se abastecerão de ferro, um aliado do sistema imune, e de vitamina B12, vital para as células, especialmente as do sistema digestivo, do tecido nervoso e da medula óssea. Então, que tal degustar os dois?

“Quando for ao restaurante, você pode comer cinco fatias de cada um”, sugere Roseli. Só não vá inundá-las de shoyu, molho cheio de sódio. De acordo com a especialista, os acompanhamentos mais adequados são o gengibre, que é digestivo, e o chá-verde, repleto de antioxidantes.

Veja a comparação de 100 gramas do alimento, de acordo com o livro Nutrição e técnica dietética, da nutricionista Sônia Tucunduva Philippi.

1. Energia

Sashimi de salmão 116 Kcal
Sashimi de atum 144 Kcal

Continua após a publicidade

2. Proteína
Sashimi de atum 23,3 g
Sashimi de salmão 19,9 g

3. Gorduras totais
Sashimi de salmão 3,4 g
Sashimi de atum 4,9 g

4. Gordura saturada
Sashimi de salmão 0,5 g
Sashimi de atum 1,2 g

5. Vitamina B12
Sashimi de atum 9,4 mcg
Sashimi de salmão 3 mcg

6. Ferro
Sashimi de atum 1 mg
Sashimi de salmão 0,7 mg

Placar SAÚDE

Sashimi de atum 3 X 3 sashimi de salmão

Continua após a publicidade
Publicidade