saudeLOGO Created with Sketch.

O teste do sentar e levantar

Profissionais de saúde brasileiros criam um índice em cima desses dois movimentos para prever a mortalidade

Já é consenso que o sedentarismo está associado a uma série de doenças e a uma menor expectativa de vida. Por isso, há grande interesse em se achar um método simples e rápido que meça o estado físico dos pacientes ainda no consultório.
 
É dessa necessidade que nasceu o “teste do sentar e levantar”, desenvolvido por profissionais de diversas instituições, entre elas a Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Eles descobriram que é possível avaliar a quantas anda a saúde de um indivíduo com base nesses dois movimentos.  
 
A equipe fez a prova com mais de duas mil voluntários. Eles tinham de se sentar no chão e, depois, levantar-se, se possível, sem a ajuda dos membros superiores. Tudo isso sem perder muito equilíbrio. Os participantes eram pontuados de acordo com sua desenvoltura e foram acompanhados por seis anos.
 
No fim, descobriu-se que, entre os menos ágeis, a taxa de mortalidade chegava a ser quase 20% superior. Já os com notas mais altas viviam longe de doenças atreladas ao sedentarismo, tinham menor risco de quedas e apresentaram um índice de morte de apenas 3%.
 
Depois de 14 anos de trabalho, o teste foi validado e sua inovação reconhecida na edição de 2013 do Prêmio Saúde, na categoria Saúde e Esporte. Se você é profissional de saúde e também tem uma história inspiradora para contar, inscreva seu trabalho no link: http://premiosaude.com.br/inscricao/.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s