Massagear o parceiro traz bem-estar a ambos
A técnica reduz o estresse e facilita o enfrentamento de problemas, dizem cientistas
Já está bem documentado que receber massagem profissional apresenta vantagens para a saúde. Mas pesquisadores da Universidade Northumbria, no Reino Unido, decidiram avaliar se há ganhos quando um casal minimamente treinado se massageia. A resposta? Sim.
Para realizar a experiência, os estudiosos recrutaram 38 participantes (ou seja, 19 casais). Essas pessoas fizeram um curso de massagem com duração de três semanas e preencheram questionários antes e depois das sessões relaxantes – as perguntas avaliavam questões associadas a bem-estar físico e mental, estresse, facilidade de enfrentamento de problemas e satisfação com o relacionamento.
Tudo melhorou após a massagem mútua. Para ter ideia, o bem-estar, a percepção de estresse e a capacidade de lidar com situações difíceis não só foram impactados positivamente como permaneceram assim três semanas depois do fim do curso.
Agora, o mais importante: os resultados benéficos atingiram tanto quem recebia a massagem como aqueles que a faziam. Não à toa, 91% dos casais relataram que recomendariam essa prática para seus amigos e familiares.