saudeLOGO Created with Sketch.

Dar risada é estímulo para se exercitar

Por incrível que pareça, uma experiência mostrou que sessões de gargalhadas motivam idosos a mexer o corpo

Quem faz atividade física na melhor idade tem um coração mais forte, controla o peso, reduz o risco de diabete, blinda os ossos e fortifica os músculos. Apesar de tantos benefícios, há uma baita dificuldade em manter os idosos motivados a movimentar o corpo. Diante desse impasse, cientistas do Instituto de Gerontologia da Universidade do Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, pensaram em uma solução. “Nós desenvolvemos um programa de exercícios que visa especificamente o prazer através da risada. O riso é uma atividade agradável e traz consigo muitos benefícios para a saúde”, contou Celeste Greene, principal autora da pesquisa, em comunicado divulgado pela instituição. 

Leia também: Guia para evitar as quedas de idosos

 

Para testar o método, a equipe de Celeste recrutou 27 idosos. Uma vez por semana, durante um mês e meio, eles participaram de sessões de treinamento com duração de 45 minutos. Os participantes faziam atividades de força, equilíbrio e flexibilidade, mas com um diferencial: também eram realizados cerca de dez exercícios de riso, cada um com no mínimo 30 segundos de duração. As gargalhadas simuladas se iniciavam com um contato visual e brincadeiras entre a turma, o que logo gerava risadas genuínas.

Leia também: Apae cria programa para idosos com necessidades especiais

 

Ao final no programa, os voluntários foram submetidos a um questionário. Resultado: 96,2% relataram o riso como um complemento agradável à atividade física, enquanto 88,9% disseram que o método ajudou a aumentar o interesse pela prática esportiva. Além disso, os pesquisadores notaram uma melhora significativa na saúde mental e na capacidade aeróbica da turma. Para Celeste, a conclusão é clara: valorizar a risada estimula os mais velhos a dar início aos exercícios e, mais do que isso, a permanecer firmes e fortes ao programa de treinamento.