Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Como o exercício melhora imunidade?

As atividades físicas fazem nossas defesas naturais trabalharem melhor. Entenda de que jeito isso ocorre - e tome cuidado com a intensidade!

Por André Biernath
Atualizado em 11 nov 2019, 10h28 - Publicado em 11 ago 2016, 15h37
Dulla
Dulla (/)
Continua após publicidade

Pra começar, suar a camisa dá um gás na circulação sanguínea. “E isso incrementa o aporte de suprimentos para todas as partes do corpo e minimiza inflamações”, explica o professor de educação física Marco Túlio de Mello, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Mas a história não para por aí: praticar algum esporte regularmente e numa intensidade moderada tem efeito direto sobre as células de defesa. “Elas começam a englobar e destruir os patógenos com maior facilidade”, observa o biólogo André Bachi, da Universidade Cruzeiro do Sul, na capital paulista.

Em um levantamento recente, o cientista demonstrou que idosos ativos obtêm uma resposta melhor à vacina da gripe em comparação com indivíduos sedentários. “Apenas 50% dos mais velhos imunizados contra a influenza realmente se protegem da infecção, número que subiu para 90% quando uma rotina de exercícios foi implementada”, revela. Por fim, mexer o esqueleto ainda ajusta a comunicação entre os diversos agentes do sistema imunológico. É como se todos os protocolos de segurança interna do organismo se tornassem ágeis e inteligentes.

Só não passe do ponto

Levantar muito peso ou correr além da conta põe tudo a perder. “O exagero leva a um quadro inflamatório e a uma consequente queda na função imune”, avisa o profissional de educação física Luís Fernando Deresz, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.