saudeLOGO Created with Sketch.

Aposte em alimentos com alfacaroteno para viver mais

Encontrada na abóbora e na cenoura, a substância alfacaroteno consegue reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer em quase 40%

Alimentos cor de laranja, como a cenoura, contém a substância alfacaroteno
Foto: Dreamstime

O alfacaroteno tem se mostrado muito mais interessante para a saúde que seu primo famoso, o betacaroteno.

Notícias vindas dos Estados Unidos mostram que o carotenoide é até dez vezes mais potente que o betacaroteno no combate a células defeituosas, precursoras de tumores. “O estudo, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta, observa que pessoas com maior quantidade de alfacaroteno no sangue têm risco menor de morrer por diversas causas, entre elas as doenças cardíacas e o câncer”, afirma Patrícia Tomita Fan, especializada em nutrição em doenças crônicas pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

O poder de prolongar a vida se deve à sua ação antioxidante, que previne a mutação genética e o envelhecimento antes da hora.

Onde ele está?

Diferentemente do betacaroteno, o alfa não costuma ser incluído em suplementos alimentares. Por isso, o único modo de consumi-lo é na comida. As principais fontes são os vegetais de cor laranja, amarelo-escuro e verde, como abóbora, batata-doce e brócolis.

Inclua alfacaroteno no seu cardápio!