saudeLOGO Created with Sketch.

4 vírus e bactérias que aproveitam falhas na imunidade

Não é só o vírus da gripe que começa a provocar estragos quando suas defesas naturais estão fragilizadas. Conheça outros agentes infecciosos oportunistas

Na época do ano em que os termômetros passam a marcar temperaturas mais baixas, a preocupação com a imunidade aumenta. Deixar o sistema imune de prontidão é decisivo para não ser nocauteado pela gripe ou por outras doenças da estação. Listamos alguns agentes infecciosos que também ameaçam a saúde nessa fase:

Pneumococo

A bactéria Streptococcus pneumoniae leva à pneumonia, a terceira doença que mais mata no país. Não raro, instala-se após um quadro de gripe.

Herpes

O vírus fica escondido dentro do nosso corpo e tira vantagem das baixas na imunidade ou do estresse para pipocar no canto da boca ou na genitália.

Varicela

O vírus da catapora se esconde após a primeira manifestação. Mas, se houver brecha, ele provoca dores e erupções na pele mais tarde – é o herpes-zóster.

Veja também

Bacilo de koch

Micro-organismo por trás da tuberculose, uma grave infecção nos pulmões, costuma aparecer junto a outras enfermidades ou em portadores de condições crônicas.

E os fungos?
Eles estão por toda a parte e são combatidos a contento pelo sistema imune. Porém, em momentos de fragilidade, também ganham espaço e geram problemões.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s