Whey protein de feijão?
Pesquisa extrai proteína desse alimento para diferentes produtos
Você sabia que o nosso querido feijão, além de ser uma leguminosa rica em fibras, também é uma ótima fonte de proteína, né?
Pensando nisso, e com o objetivo de criar um ingrediente proteico vegetal com matéria-prima brasileira, pesquisadoras da Embrapa desenvolveram um concentrado de proteína à base de feijão-carioca.
“Já temos uma cadeia estruturada de produção do alimento no país, daí é mais fácil fabricar também o concentrado”, explica Caroline Mellinger, uma das responsáveis.
O ingrediente final tem 80% de proteína e pode ser usado para enriquecer pães, bolos, hambúrgueres, bebidas vegetais e até suplementos. “É um bom substituto da ervilha, mas não é tão completo quanto a proteína do soro do leite. Para um whey vegano, além dele precisaríamos também de proteínas de cereais, como o arroz”, pondera.
Detalhe: indústrias que produzem concentrado proteico de soja poderiam investir no de feijão, já que a linha de produção é idêntica
+Leia Também: Cadê o feijão? Estudos indicam declínio crescente no consumo do alimento
Tudo se aproveita
Dá para usar o feijão de outras maneiras
Farelo
Ingrediente que teria a mesma aplicação de similares de cereais, como os de milho, trigo e arroz, por conter 30% de fibras e amido.
Amido
Tirando proteína e fibra, obtém-se o amido de feijão, rico em glicose. Estudos indicam que ele é bem-vindo a produtos
de panificação.
Fibras
Sem a proteína e o amido, pode-se obter um ingrediente com 64% de fibra, útil para incrementar preparações e até suplementos.
+Leia Também: Feijão no prato todo dia