Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tâmara: quais os benefícios da fruta para a saúde

Oriunda da Ásia, ela é conhecida como o caramelo das frutas, e serve como uma espécie de barrinha de cereal pré-treino devido à quantidade de carboidrato

Por Sílvia Lisboa
9 abr 2024, 14h26
tamara-quais-os-beneficios-e-como-incluir-fruta-vinda-da-asia-na-dieta-seca-fresca
Ricas em frutose, as tâmaras são uma boa pedida para incluir um alimento doce na dieta sem depender de receitas com açúcar refinado (azerbaijan_stockers/Freepik)
Continua após publicidade

Importadas, as tâmaras não são uma opção de fruta acessível ao bolso da maioria dos brasileiros. O quilo da tâmara jumbo, um dos tipos que chega ao Brasil, custa mais de 50 reais e não é facilmente encontrada em feiras, mas em delicatessens e lojas de produtos naturais.

Apesar do custo, a tâmara é conhecida por ser o “caramelo” das frutas devido ao seu sabor adocicado. A quantidade de frutose que carrega a torna uma ótima substituta do açúcar refinado em receitas.

É por isso também que ela costuma ser usada por atletas no pré-treino: com uma boa dose de carboidrato, ela simula os efeitos de uma barrinha de cereal para aumentar a energia.

+Leia também: Frutas secas são, sim, uma boa pedida

Benefícios da tâmara para a saúde

Como todas as frutas, as tâmaras têm vitaminas e substâncias que melhoram a imunidade. Tem potássio, magnésio, zinco, cálcio, vitaminas do complexo B e antioxidantes.

Essa gama de nutrientes tem propriedades antitumorais e anti-inflamatórias. É claro que, sozinhas, as tâmaras não fazem milagre, e o ideal é consumi-las na dieta para variar e aumentar a ingestão de frutas no dia a dia.

Continua após a publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 400g (ou cinco porções) de frutas e hortaliças por dia para garantir a absorção de todos os nutrientes que o corpo precisa. Ou seja, ter mais frutas ao dispor aumenta as chances de chegar lá.

Como incluir tâmaras na dieta

Chegam no Brasil três tipos de tâmaras: as secas, semi-secas e as suculentas. As secas possuem uma alta concentração de frutose porque passam pelo processo de desidratação. As mais saborosas são as suculentas, a tâmara jumbo fresca, que têm tamanho maior.

A mais famosa é a medjoul, conhecida pelo sabor que mimetiza o caramelo. O ideal é consumi-las individualmente, como lanche ou sobremesa. Seu sabor adocicado reduz a necessidade de apelar a um doce menos nutritivo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.