saudeLOGO Created with Sketch.

Salsicha com menos sal é bem aceita pelos consumidores

Voluntários aprovaram uma versão com 50% menos sódio, o que abre as portas para o desenvolvimento de outros alimentos menos salgados

O excesso de sal é um grande vilão para a saúde, em especial por desencadear a hipertensão, que pode gerar encrencas como AVC e infarto. A questão é que estamos acostumados a abusar das pitadas desse ingrediente na hora de preparar um prato — e a indústria da alimentação também carrega na dose para agregar sabor e durabilidade aos seus produtos. Ou seja, às vezes é difícil não extrapolar o limite de 5 gramas de sal por dia. Mas um novo estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, traz uma alternativa para contornar essa situação.

Leia mais: O mais novo significado da expressão “sem sal”

Os pesquisadores desenvolveram uma salsicha com 50% a menos de sódio. Na sequência, pediram para 120 consumidores a experimentarem e a compararem com a versão comum. Aliás, uma única salsicha chega a conter de 20 a 30% do valor diário de sal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pois bem: os resultados mostram que os consumidores gostaram dos itens menos salgados. Em nota, a engenheira de alimentos Maria Teresa Esteves Lopes Galvão, autora do trabalho, afirmou: “Isso prova que a reformulação de produtos cárneos, como as salsichas, através da redução dos teores de sódio, é sim viável sob a ótica do consumidor”.

Leia mais: Troque o sal pelas ervas nas refeições

O achado ganha importância na medida que boa parte da indústria alimentícia alega que não reduz a concentração de sódio dos alimentos porque os brasileiros não aceitariam esses itens. Agora é esperar para ver se essa salsicha chegará ao mercado — e se incentivará o desembarque de outros produtos mais balanceados sob essa perspectiva.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s